Advertisement

TRE-RJ planeja série de palestras para se aproximar de aldeias indígenas e quilombos

 TRE-RJ planeja série de palestras para se aproximar de aldeias indígenas e quilombos


Participação dos povos indígenas e quilombolas no processo eleitoral será o tema das ações socioeducativas promovidas em comemoração à Semana da Diversidade

A partir de sábado (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro vai promover palestras socioeducativas em comunidades indígenas e quilombolas do estado do Rio, em comemoração à II Semana da Diversidade. O presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, vai participar do evento inaugural, no Quilombo do Sacopã, na Lagoa.  "Um dos grandes desafios da Justiça Eleitoral é garantir o pleno exercício da cidadania por meio do voto, integrando, incluindo, informando e conscientizando todos os segmentos de uma sociedade multicultural como a nossa, para que  participem e escolham, livre e conscientemente, os representantes de sua predileção”, afirmou o magistrado.

As ações socioeducativas em oito quilombos e duas aldeias indígenas de quatro municípios ocorrem no dia 4, às 14h, no Quilombo Sacopã (Capital); no dia 5, às 14h, na Aldeia Maracanã (Capital); no dia 8, às 14h, no Quilombo Maria Joaquina (Cabo Frio); no dia 11, às 10h, no Quilombo do Campinho da Independência (Paraty); no dia 25, às 10h, nos quilombos ABC, Imbé, Lagoa Feia, Sossego e Custodipolis (Campos dos Goytacazes).

“A participação das minorias no processo eleitoral tem a ver diretamente com a conquista de direitos e o fortalecimento da democracia”, argumentou a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade, Diversidade e Não Discriminação (Iguais) do TRE-RJ, Gisele Goneli. Ela é a responsável pela organização do projeto, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ). “ Esses povos representam a nossa história e origem, sem eles não podemos pensar em cidadania plena", explicou a servidora do TRE-RJ.