Advertisement

FGV Editora lança obra sobre a história política do estado do Rio de Janeiro

 



 

Livro da historiadora Marly Motta analisa os diferentes projetos dos atores políticos cariocas e fluminenses desde a fusão do estado da Guanabara até os dias atuais 

 

No próximo dia 11 (quarta-feira), a FGV Editora lança o E agora, Rio? um estado em busca de um autor, da historiadora Marly Motta, que abrange a história política do estado do Rio de Janeiro no período entre 1975 e 2021. Na obra, a autora, estudiosa da política carioca e fluminense, aceita o desafio de tentar entender a prisão de cinco ex-governadores -- Moreira Franco, Garotinho, Rosinha, Sergio Cabral e Pezão -- e o impeachment do governador eleito em 2018, Wilson Witzel. A publicação ainda analisa as diversas experiências políticas que tiveram o estado do Rio como laboratório ou palco, onde diferentes autores testaram projetos que se revelaram incapazes de atender à questão de raiz: ser o autor que o estado buscou desde a fusão.

 

Ao longo de oito artigos, a historiadora discute as várias respostas que foram dadas por aqueles que buscaram ser reconhecidos como autores/criadores do “novo” Rio de Janeiro, resultado da união de dois estados com histórias e trajetórias político-institucional bem diferentes.

 

De acordo com Marly Motta, escrever sobre o Rio de Janeiro com uma pergunta - E agora, Rio? - demonstra um tom de ansiedade e impaciência que invade o coração e a mente dos habitantes desta cidade e deste estado, assim como tenta buscar respostas sobre tantos eventos ocorridos em um estado com menos de 50 anos. A obra marca a conclusão da trilogia de estudos sobre o Rio de Janeiro, iniciada com sua tese de 1997, O Rio de Janeiro continua sendo…: de cidade-capital a estado da Guanabara e continuada com o livro Saudades da Guanabara (2000).

 

Para marcar o lançamento desta obra, será promovido um bate-papo da autora Marly Motta com a professora Marieta de Moraes Ferreira e o jornalista Thiago Prado, no dia 11 de maio, quarta-feira, às 19h, na Blooks Livraria.

 

E agora, Rio? um estado em busca de um autor

Marly Motta

FGV Editora

180 páginas

Impresso: R$ 47,00

Ebook: R$ 33,00

 

Lançamento: 11/5/2022, às 19h.

Local: Blooks Livraria -- Espaço Itaú de Cinema

Praia de Botafogo, 316 -- Botafogo/RJ