Advertisement

École 42 em parceria com a Fábrica de Startups inaugura campus no Rio de Janeiro

 

Serão formados 450 alunos ao longo de 3 anos , primeira turma chega agora em maio

Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups, no espaço da 42|RIo

Rio de Janeiro, maio de 2022 - A École 42, referência mundial no processo de capacitação de programadores, em parceria com a Fábrica de Startups irá inaugurar no dia 02 de maio um campus na zona portuária do Rio de Janeiro, onde será oferecido um programa educacional completo na área de Tecnologia da Informação, onde o aluno é o protagonista do próprio aprendizado.
 

No primeiro módulo, com duração de um ano e meio, os alunos vão aprender as linguagens fundamentais da programação, começando com conhecimentos básicos para programadores e ampliando o seu nível de conhecimento. Ao concluir essa primeira etapa, os estudantes se tornarão Humans Corders, ou seja, Engenheiros de Software capazes de resolver problemas complexos e já estarão preparados para serem absorvidos pelo mercado de trabalho
 

A partir daí, eles poderão escolher entre algumas trilhas de aprendizagem, como: Inteligência Artificial,Cibersegurança, Desenvolvimento de Games, Desenvolvimento de Aplicativos e outros. Por meio de parcerias com grandes empresas, como Instituto Cultural Vale, Bocom BBM, Icatu e a Fundação Behring, pretende formar 450 alunos em até 3 anos .
 

O perfil dos 160 aprovados para esta primeira turma é formado por 47% de alunos com renda familiar de até 3 salários mínimos e 20% de mulheres. Outro dado interessante, é que 77% nunca programou antes, reforçando o desejo dos participantes para o ingresso em uma nova área de trabalho e a conquista de melhores oportunidades no mercado. Além de adquirir novos conhecimentos e descobrir talentos.
 

“Desde o início da Fábrica, queríamos oferecer oportunidades que mudassem não só a área de tecnologia da inovação, mas também a vida de cada pessoa que participasse dos nossos programas. Estamos muito felizes em poder recebê-los em nosso espaço, pois sabemos que eles sairão mais preparados para o mercado de trabalho”, comenta Hector Gusmão, CEO e cofundador da Fábrica de Startups, innovation studio.
 

Com a melhora da pandemia de Covid-19 no país e a flexibilização dos protocolos sanitários para a retomada de atividades presenciais, o campus da 42|Rio está pronto para receber os estudantes e iniciar a jornada de aprendizagem.
 

“Sabemos que a educação tem um poder transformador, tanto para a sociedade quanto para o desenvolvimento humano, e através da 42, queremos trazer esse reflexo para a nossa cidade. Por isso, escolhemos montar o campus em uma região que abriga diversas empresas na área de tecnologia e inovação e também tem um forte poder de impacto social. Como estamos próximos do Morro da Providência, uma comunidade grande aqui no Rio, temos a oportunidade de mudar a realidade dessas pessoas”, afirma Ana Cristina Maia, General Manager da 42|Rio
 

Presente em mais de 20 países, tendo formado em menos de uma década, 12 mil alunos, a Escola 42, conquistou o 1º lugar na premiação Top 100 da WURI - World’s Universities with Real Impact, o ranking avalia esforços inovadores para fomentar a força de trabalho segundo as necessidades da indústria. A aprendizagem do programador se baseia em peer-to-peer, ou seja, os alunos ensinam uns aos outros e trabalham em equipe para avançar nos níveis do projeto, por isso, a formação tem previsão de duração de 3 a 5 anos.

 

Sobre a Fábrica de Startups: Fundada na Europa em 2012 e trazida ao Brasil em 2017, por Ula Amaral, Hector Gusmão e Bruno Castello. O trio teve uma experiência bem sucedida com os conceitos criados em Portugal e decidiu adaptar para a realidade brasileira. A Fabstart é uma fábrica de inovação para corporações e startups, promovendo negócios e cultura de transformação, fazendo com que empresas brasileiras sejam benchmarks de inovação no mundo todo. Hoje, atende a 20 grandes marcas e colabora para o desenvolvimento de mais de 400 startups.

 

Sobre a 42: Referência mundial no processo de capacitação de programadores, a 42 acaba de inaugurar sua segunda unidade em solo nacional, desta vez no município do Rio de Janeiro. Criada em 2013, em Paris, a instituição defende a autonomia no aprendizado, de modo que os alunos ensinam uns aos outros e são desafiados pelos coordenadores a cumprir desafios de programação que ficam mais difíceis à medida que o aluno avança. São mais de 30 Campus espalhados ao redor do globo para desenvolver futuros talentos e suprir o mercado mundial.