Advertisement

Dia de Luta Antimanicomial tem passeata de funcionários e usuários do CAPS

Funcionários e usuários do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) Rubens Alves Viana realizam, nesta quarta-feira (18/05), a partir das 14h, uma passeata pelas ruas do Centro de Itatiaia. De acordo com a Gerente de Saúde Mental, Valéria Martins Barbosa, o evento marca no município a passagem do Dia de Luta Antimanicomial. Na cidade existe atualmente cerca de 1400 usuários cadastrados, que contam, entre outros serviços, com consultas regulares com médico psiquiatra, atendimentos psicológicos individuais e grupos terapêuticos conduzidos por psicólogos, assistentes sociais e enfermeira, direcionados a cada tipo de demanda apresentada.  

A concentração para a caminhada será em frente à sede do CAPS I, na Rua Antônio José Pereira, nº 114, no bairro Vila Odete. O Centro de Atenção Psicossocial funciona no local de 8h às 17h e atende portadores de transtornos mentais severos, como todos os tipos de esquizofrenia, bipolaridade, depressão grave, além de usuários de álcool e outras substâncias psicoativas. Segundo a Coordenadora do órgão, Rafaela Miklas, o setor realiza visitas domiciliares, quando necessárias, além de busca ativa dos pacientes em sofrimento e que precisam de atendimento psicossocial.  

“Recebemos demanda de toda a rede socioassistencial do município, entre eles CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e outros, como também da rede básica de Saúde. Realizamos também visita ao Hospital Municipal Manoel Martins de Barros quando há pacientes internados para avaliação e conduta, além de atendermos em esquema de plantão quando há demanda no Hospital ou em algum outro dispositivo”, conta a Coordenadora.  

A Gerente de Saúde Mental, Valéria Martins Barbosa, lembra que o dia 18 de maio é importante para o movimento da Reforma Psiquiátrica, iniciado no final da década de 70, pois foi a partir deste que se conseguiu a aprovação da Lei n° 10216/2001. O texto legal trata sobre a proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais, redirecionando o modelo de assistência.  

“Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento dos hospitais psiquiátricos (manicômios) e abertura de novos serviços, como implantação dos CAPS, por exemplo, com participação da família e comunidade no acompanhamento desses pacientes. E apesar de sabermos que essa é uma luta diária, é importante termos um dia para concentrar manifestações, reflexões para fortalecermos essa causa”, explica a Gerente.