Advertisement

Catalisa Corporate Summit Rio 2022 promove Inovação Aberta

Evento será 100% on-line e acontece entre nos dias 24 e 25 de maio

 

Em busca por aumentar a competitividade e fortalecer o posicionamento no mercado, empresas de todos os portes estão investindo na busca por novas soluções para seus modelos de negócios. O modelo de Inovação Aberta surgiu como uma forma de criar valor e permite que médias e grandes empresas desenvolvam canais especializados de acesso a empreendimentos inovadores e startups. Como forma de contribuir para esse modelo inovador, o Sebrae oferece um programa nacional: o Catalisa Corporate. No Rio, por dois dias, o Sebrae realiza a segunda edição do evento Catalisa Corporate Summit Rio 2022, gratuito e totalmente on-line, que visa promover conhecimento sobre o assunto e aproximar grandes e pequenas empresas dos diversos players do ecossistema de inovação. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/catalisa-corporate

 

“Este modelo de inovação permite que médias e grandes empresas desenvolvam canais especializados beneficiando as micro e pequenas empresas, além de promover a inovação aberta como estratégia de encadeamento produtivo tecnológico e maximizando o acesso às tecnologias emergentes e modelos de negócios inovadores, contribuindo para a inovação na cadeia de valor empresarial”, explica o gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio, Renato Regazzi.

 

Estudos apontam que a competitividade empresarial não se reduz apenas à atuação da empresa individualmente, mas é o resultado da eficiência da cadeia de valor ou aglomerado. Isto inclui também a atuação em Aglomerados e Clusters, que tem como principal foco e objetivo, desenvolver a competitividade estrutural das regiões, por meio da promoção da cooperação e do estímulo ao intercâmbio de conhecimento da sua governança, que inclui instituições tecnológicas. Conjuntamente, poderão dar aproveitamento aos investimentos estruturais (públicos e privados) e de interesse comum.

 

As organizações estão se valendo, cada vez mais, das inteligências geradas fora do seu contexto tradicional de pesquisa e desenvolvimento. “Governos em todo o mundo têm se preocupado em gerar indicadores de Ciência, Tecnologia & Inovação - CT&I para subsidiar tomadas de decisão relativas a políticas científicas, tecnológicas e de inovação, que, comprovadamente, são as responsáveis pela aceleração e crescimento do PIB de muitos países”, revelou Regazzi.

O Catalisa Corporate tem um papel estratégico de contribuir na identificação e na catalisação destes players de mercado e também, na identificação dos principais gargalos tecnológicos que emperram o desenvolvimento das empresas e de toda a sua cadeia produtiva.

 

“Soma-se a isso, a atuação estratégica do Programa Nacional do Sebrae - Conexões Corporativas, que é uma linha de ação do Sebrae que tem por objetivo promover a competitividade dos pequenos negócios nos ecossistemas corporativos, tendo em vista contribuir com a melhoria do desempenho dos pequenos negócios no relacionamento com médias e grandes empresas, por meio das estratégias de Encadeamento Produtivo e Inovação Aberta Corporativa”, acrescentou Sérgio Malta, diretor do Sebrae Rio.

 

O evento

 

A segunda edição do Catalisa Corporate Summit Rio tem apoio da Plataforma World Labs (Catalisa Hub). A proposta de realização do evento visa a geração de novas relações comerciais com empresas de tecnologia e que possam acelerar a maior competitividade e produtividade das pequenas, médias e grandes empresas. Além disso, visa também fortalecer as relações de colaboração da sua governança que apoia o desenvolvimento de territórios e de polos competitivos, incluindo os parques tecnológicos, clusters, arranjos produtivos, entre outros.

 

Confira a programação:

 

24/05

 

14h - Abertura institucional e boas-vindas

14h30 – Painel 1: Como a inovação pode acelerar o crescimento e o desenvolvimento da sua empresa - Pós Nrf 2022 (A maior feira de varejo do mundo - tendências para o varejo)

Convidados:

Renato Regazzi – Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio

Ladmir Carvalho – Presidente da Alterdata

Anderson Gobbi - Head de Estratégia Global da Microsoft

Mediador: Julio Cezar Rezende de Freitas - Diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio

16h - Painel 2: Como o tripé da ESG vem ajudando as empresas a inovar sendo mais sustentáveis?

Convidados:

Renato Perlingeiro - Coordenador da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional

Cássio Garkalns - Consultor especialista em estratégias de sustentabilidade e ESG

Leonardo Amodio - Gerente de Gestão Ambiental da Globo

Cases de sucesso MPE

Mediador: Renato Regazzi - Gerente de Grandes Empreendimentos

 

25/05

14h - Painel 1: Como as grandes empresas vêm utilizando os mecanismos e subsídios de Inovação Aberta, para alavancar oportunidades de projetos de P&D com apoio das MPE inovadoras?

Convidados:

Fábio Stalivieri - Embrapii

Olinda e Renata Ramalhosa - Beta-i

Maíra Campos - Coordenadora de P&G do Sebrae Rio

Mediadora: Lindália Junqueira - Idealizadora do Hackin Rio

15h30 - Painel 2: Como as relações entre as MPE e grandes empresas podem favorecer a inovação, o desenvolvimento empresarial e novos negócios?

Convidados:

Rafael Castro – Coordenador do Programa Catalisa do Sebrae Nacional

Daniele Colombari - especialista em inovação aberta da Medsênior

Mediadora: Vanessa Cohen - Analista da Coordenação de Encadeamento Produtivo do Sebrae Rio

16h30 - Painel 3: Pré-lançamento do projeto ecossistema de Saúde

Convidados:

Cláudio Tangari – Assessor de Inovação do Senac

Renato Regazzi – Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio

Mediadora: Renata Gobert - Gerente de Inovação do Senac