Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE DOIS MUTIRÕES, DE EXAMES E CIRURGIAS, EM UM SÓ DIA E SEGUE ZERANDO FILAS NA SAÚDE PÚBLICA


No último sábado, dia 9, Santa Casa e Hospital de Emergência receberam sequência de procedimentos simultaneamente  


Após enfrentar uma pandemia com organização e eficiência, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue com as atenções voltadas para a saúde pública. A gestão municipal organizou, só no último sábado, dia 9, dois mutirões: de cirurgias gerais, na Santa Casa, e de exames de colonoscopia, no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Grégori 

O secretário municipal de Saúde, Jayme Neto, lembra que a pandemia demandou uma grande mobilização de toda a rede de saúde, o que teve como consequência a paralisação de diversos procedimentos, como as próprias colonoscopias. Agora, com as atividades retomadas plenamente, o município segue se organizando para zerar as filas criadas.  

Neste sábado, foram realizados 25 exames de colonoscopia, com a mobilização de cerca de 15 profissionais, entre médicos, enfermagem e administrativo. O mutirão foi destinado a população com doenças intestinais que aguardava na fila de espera pelo exame. Ele é realizado através da imagem e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal. Já na Santa Casa, no último sábado, foram realizadas seis cirurgias, sendo quatro de vesícula e duas de hérnia.  

- A saúde pública de Resende hoje é uma referência no país e continua se consolidando neste sentido. Um município que tem esse cuidado com a saúde é capaz, por exemplo, de lidar com uma pandemia com mais eficiência, mesmo sendo completamente inesperado. Para tanto, foi necessário foco total e isso inviabilizou, inclusive por motivos de segurança, a realização de alguns procedimentos. Atualmente, um dos focos da saúde pública de Resende é zerar todas as filas que foram criadas neste período e não mede esforços. A maior prova disso são os mutirões que estão acontecendo com frequência - explicou o secretário.  

As mobilizações em formato de mutirão são voltadas para os pacientes que já fazem o acompanhamento médico e já passaram por outras etapas médicas, seja um exame ou uma cirurgia. Quando as ações são marcadas, todos os pacientes contemplados são contatados e convidados a realizar o procedimento na data marcada.