Advertisement

SAS Brasil vence a WSA, premiação internacional ligada à ONU, com projeto de saúde da mulher



 

Entre mais de 290 indicações de 182 países, a startup social brasileira foi premiada por projeto com foco em tele consultas ginecológicas para mulheres de baixa renda na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, a 4ª maior causa de mortes de mulheres no país.


 


 

Realização dos exames de telecolposcopia em pacientes em Cavalcante-GO

Foto: SAS Brasil



 

Março, 2021 - A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões em situação de vulnerabilidade no país, foi vencedora do World Summit Awards (WSA) 2021, com o Projeto Anariá - frente de cuidado com a saúde da mulher para ginecologia e de valorização feminina, tendo beneficiado mais de 14 mil mulheres somente em 2021. Composta por um júri de 50 especialistas internacionais de alto nível, a premiação aconteceu virtualmente em fevereiro e premiou 40 iniciativas de inovação de impacto e tecnologia, de 29 países. Entre 22 a 24 de março haverá uma cerimônia online com os vencedores no evento global WSA Global Congress.


 

Em agosto de 2021, o Anariá também ganhou a etapa nacional da WSA, na categoria saúde e bem-estar. Na época, a SAS Brasil também participou do processo de seleção para a fase internacional, sendo selecionada e premiada. Além da organização, a brasileira Velotax foi também uma das vencedoras da etapa global.


 

A médica especialista em inovações para o acesso à saúde, Adriana Mallet, CEO e co-fundadora da SAS Brasil, comenta sobre a premiação e o impacto do Anariá. “Para nós, é uma imensa alegria sermos premiadas na etapa global da WSA, tendo agora, também, o reconhecimento internacional, principalmente pela importância do Anariá, de fazer diagnóstico de câncer de colo de útero em mulheres, em diferentes regiões do país. Acreditamos muito na transformação do acesso à saúde com a tecnologia e sabemos que muitas mulheres não têm a chance de passar por um ginecologista e a SAS Brasil existe para isso, para mudar essa história no país, pois o câncer de colo de útero pode e deve ser diagnosticado cedo,” explica.


 

Com o apoio de uma rede de parceiros como o Sertões, o Hospital de Amor Barretos, a Roche Brasil, o AmigoH (braço social do Hospital Albert Einstein para ações de oncologia), a Faculdade São Leopoldo MandicMercedes-Benz do Brasil, a Fundação Philips e a Philips Brasil, a SAS Brasil garante a estrutura para a realização das ações. Por meio da tecnologia desenvolvida, mulheres realizam a telecolposcopia, exame que avalia lesões do colo do útero pela telemedicina, sem precisar se deslocarem para cidades maiores onde estão os especialistas. Isso representa economia de recursos e tempo para que o diagnóstico seja feito, permitindo que aquelas com a doença, sejam convocadas para atendimento presencial terapêutico (biópsias, cauterizações e procedimentos para retirada de lesões cancerosas). O diagnóstico precoce amplia enormemente as chances de um tratamento com a cura.

 

Fundada em 2013, a SAS Brasil atua com Unidades Móveis de Saúde, carretas itinerantes com consultórios clínicos e com estrutura para pequenas cirurgias. Desde 2018, a SAS já utilizava a telemedicina para triar e acompanhar casos atendidos nas ações presenciais. Com a pandemia de covid-19, a organização criou novas soluções para garantir o rastreio e diagnóstico do câncer de colo de útero, prejudicado com a suspensão de consultas eletivas do SUS.


 

Para isso, a SAS Brasil adaptou a plataforma de telemedicina desenvolvida pela startup SAS Smart para que consultas e exames como a colposcopia pudessem ser realizados remotamente por médicos e enfermeiros. Além disso, a organização também criou Unidades de Telemedicina Avançada (UTAs), contêineres com consultórios clínicos, odontológicos e ginecológicos que dão suporte aos atendimentos presenciais e remotos.


 

Com a pandemia, o uso da telemedicina ganhou uma relevância ainda maior, especialmente em doenças que tiveram seu rastreio comprometido, como é o caso do câncer de colo de útero. Nesse cenário, o projeto de telecolposcopia ganha uma relevância ainda maior, pelo potencial de agilizar o diagnóstico de lesões precursoras do câncer de colo de útero. Médicos e enfermeiras treinados passam a atuar à distância para a realização dos exames, evitando tempos de deslocamentos de pacientes e também diminuindo a espera para a realização do exame.



 

Sobre o World Summit Award - WSA: é uma premiação global com o intuito de selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição a inclusão e acessibilidade digitais.


 

No Brasil, o Prêmio seleciona, promove e divulga anualmente os projetos mais inovadores, criativos, inclusivos e com maior impacto social que ofereçam soluções para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, da Agenda 2030. Nos 18 anos de existência do WSA, já foram premiados mais de 700 projetos, vindos do mundo todo. Para mais informações, acesse o site da WSA.



 

Sobre a SAS Brasil:

Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão levar saúde especializada para quem não tem. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 130 mil pessoas beneficiadas em mais de 300 cidades de 21 estados brasileiros. Para mais informações, acesse o site da SAS Brasil.