Advertisement

Rodeio de Caminhões chega à 11ª edição valorizando a segurança nas operações de transporte da Raízen


Iniciativa promove, a partir de março, competição entre 200 motoristas que participarão de provas teóricas e práticas; grande final será em junho em resort na região Nordeste

 

São Paulo, março de 2022 -- A Raízen, licenciada da marca Shell, realiza entre os meses de março e junho a 11ª edição do Rodeio de Caminhões. A competição vai premiar os motoristas de caminhão que apresentarem melhores performances em provas teóricas e práticas voltadas à educação e à segurança no trânsito, preceitos que embasam a política de Zero Acidentes da companhia.
 

Clique Para Download


Maior programa de reconhecimento em segurança rodoviária do Brasil, o Rodeio de Caminhões é destinado aos mais de 5 mil motoristas de empresas prestadoras de serviços que realizam as operações de transporte de produtos da Raízen, envolvendo uma frota que beira 4,5 mil caminhões e mais de 218 milhões de quilômetros rodados a cada ano-safra.

“O Rodeio de Caminhões é a consagração de algo que nós, da Raízen, e todos nossos parceiros acreditamos. Mais do que uma competição, é um agradecimento aos profissionais das estradas que prestam um serviço fundamental ao País, uma tarefa que exige extrema responsabilidade, dedicação, além do cumprimento de normas de trânsito e de segurança, buscando atingir o índice de Zero Acidentes em nossas operações”, destaca o diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez.

A edição deste ano contará com 200 motoristas que atuam em cerca de 50 empresas parceiras da Raízen. Serão quatro etapas regionais -- mobilizando 50 motoristas de caminhão cada -- nas regiões Sul, Sudeste (2), Norte/Nordeste e Centro Oeste, que serão disputadas entre março e abril deste ano. O vencedor de cada etapa regional levará para casa uma Smart TV de 55 polegadas, o segundo colocado terá como prêmio um notebook e o terceiro ficará com um tablet. A largada da 11ª edição do Rodeio de Caminhões será em 7 de março, com a etapa da região Sul.

A grande final será realizada em junho, em um resort no Nordeste. Os 50 finalistas poderão levar suas famílias para a final, parte do prêmio por suas performances nas etapas classificatórias. O grande vencedor do Rodeio de Caminhões ganha um carro zero quilômetro, o vice ganha uma moto de 250 cilindradas, enquanto o terceiro colocado fica com uma TV e um home theater.

A 11ª edição do Rodeio de Caminhões terá o patrocínio de Shell Rimula, Ambipar, Carraro, Sest Senat, Randon, Shell Box, Maxtrack, Sascar, Autotrac, MedNet e TSI.


As provas
As avaliações irão contemplar uma parte teórica (Quiz de Conhecimento e Jogo dos 7 Erros) e uma prática, realizada em um simulador de circuito parametrizado com as diretrizes de direção segura adotadas pela Raízen. As competições no simulador, bem como a consolidação dos resultados, ficarão a cargo da Sest Senat, parceiro da Raízen.

Para evitar grandes deslocamentos, as provas práticas serão agendadas e realizadas nas unidades do Sest Senat próximas às filiais dos transportadores participantes. A diretoria do Sest Senat e a comissão organizadora da Raízen (que terá assessoria de departamento de saúde) vão definir as regras de higienização, acesso, monitoramento e isolamento.

Garantem vaga na grande final os 50 motoristas com as melhores notas nas fases classificatórias. Na final, realizada em um resort no Nordeste, os finalistas passarão por uma nova prova prática, também em simulador.


Timão de Ouro

A Raízen não valoriza apenas a segurança no transporte nas estradas brasileiras. A empresa também reconhece o esforço das tripulações que fazem o transporte fluvial de combustíveis obedecendo a todos os protocolos de segurança. O Timão de Ouro é a disputa que mobiliza tripulações e empresas que fazem o transporte fluvial de combustíveis da companhia.

Com 70 terminais de distribuição espalhados pelo País, sendo oito fluviais, a Raízen comercializa mais de 29 bilhões de litros de combustíveis por ano-safraSomente na bacia amazônica, uma das maiores do mundo, a companhia é responsável pelo transporte de mais de um bilhão de litros de combustíveis anualmente.
 

Sobre a Raízen

Somos a Raízen -- referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.