Advertisement

Mais de 660 mil pessoas buscaram cursos online do SENAI-SP em 2021 para se capacitar


Os alunos foram matriculados nas modalidades curso técnico gratuito, pós-graduação semipresencial e cursos de curta duração; temas mais procurados envolvem Excel, LGPD e Logística

 As matrículas em cursos online do SENAI-SP seguem apontando o interesse do público na modalidade de ensino semipresencial ou online, mesmo com o retorno de aulas presenciais ao longo de 2021. Ao todo, o número de matriculados nos cursos online gratuitos de iniciação e aperfeiçoamento foi de 663 mil.

  

As pessoas aproveitaram as oportunidades de formações online para buscar um reposicionamento no mercado de trabalho. Isso pode ser observado, por exemplo, na procura pelo curso de Excel Básico, que teve, em 2021, mais de 104 mil alunos - em 2020, foram cerca de 82 mil. A procura por cursos mais rápidos, como o LGPD (carga de quatro horas), Fundamentos de Logística e Finanças Pessoais (ambos com 14 horas) também se destacaram entre as formações mais buscadas.  

  

Quanto ao perfil de público que mais procura as opções de cursos online, 48% possuem Ensino Médio completo, 62% são homens e têm entre 25 a 45 anos (38,23%). A taxa de 18 a 24 anos é a segunda maior (33,73%) -- o que também indica a procura por formação rápida no início da carreira.


 

Leonardo Barbosa Machado, 26 anos, é professor de História e fez o curso online e gratuito de Privacidade e Proteção de Dados (LGPD), pois precisava se capacitar para atualizar-se sobre as orientações da nova lei, além de atender uma solicitação do colégio onde leciona.


 

“Creio que o curso tenha sido um importante recurso para o momento em que vivemos -- trabalho na área da educação e, em meio a esse cenário de aulas remotas, fez-se necessário, mais do que nunca, pensar as questões que envolvem a proteção de dados e a privacidade”, fala Leonardo, que declarou ter interesse em fazer mais cursos online no SENAI-SP.


 

Capacitação para indústria

 

Todos os cursos online oferecidos são criados e desenvolvidos de acordo com temas demandados pela indústria. Entre os cursos gratuitos lançados em 2021 destacam-se: “Veículos Elétricos e Híbridos”, sobre a tecnologia de funcionamento do motor, bateria e sistemas de recarga, procedimentos de manutenção e reparo e os benefícios para a sustentabilidade ambiental; e o curso “Desvendando o 5G”, no qual o aluno aprende os principais conceitos sobre a tecnologia, identificando seu potencial, impacto na sociedade e na economia.

No último ano, a instituição também lançou o novo curso semipresencial de “Programador Front-end”, que forma profissionais especializados em programação, configuração e design de sites ou aplicativos, acompanhando o cenário de Transformação Digital das empresas.

  

Cursos semipresenciais  

  

Em 2021, o público se adaptou à modalidade semipresencial. Esta categoria realiza 80% da carga horária a distância, no ambiente virtual de aprendizagem do SENAI-SP, e 20% presencial, na unidade escolar em que o aluno estiver matriculado, de acordo com horário e data disponíveis. Além disso, cursos técnicos semipresenciais que eram pagos passaram, neste ano, a serem gratuitos -- o que elevou a procura do público.  

Eles apresentaram crescimento significativo em 2021, em comparação a 2020. O Técnico em Logística, por exemplo, passou de 95 para 894 matriculados -- uma alta de 840%. Já o Técnico de Eletroeletrônica passou de 383 inscritos para 1,3 mil (crescimento de 240%) e Técnico de Mecatrônica, evoluiu de 633 para 1,5 mil (crescimento de 136%).

Para 2022, a expectativa é aumentar a oferta de cursos técnicos na modalidade semipresencial, no segundo semestre, e, ainda, novos títulos de pós-graduação nessa modalidade.


Todos os cursos online do SENAI-SP estão disponíveis no site.

Sobre o SENAI-SP
O SENAI-SP tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável do País, elevando a competitividade da indústria, por meio da educação profissional, da inovação e tecnologia. Para isso, conta com 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o Estado, 78 escolas móveis, além de estratégias de educação on-line e híbrida. Na vertente de serviços tecnológicos, atua com soluções integradas e customizadas às indústrias, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação, que contam com plataformas compostas por laboratórios, pesquisadores e profissionais com alto nível de formação para entregar estratégias avançadas aos desafios das empresas.