Advertisement

Fim da greve dos servidores públicos de Volta Redonda após 15 dias

Após 15 dias chega ao fim à greve dos servidores públicos de Volta Redonda em reivindicação a correção do salário mínimo nacional de 10,18%

A decisão foi tomada, por meio de votação, pelos grevistas que aguardavam na Praça Sávio Gama (em frente à prefeitura), junto com representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos de Volta Redonda, após o fim de uma reunião no Palácio 17 de Julho, na manhã desta segunda-feira (7), na qual compareceram todos os 21 vereadores do município para apresentar propostas para readequação do salário base dos servidores ao prefeito Antônio Francisco Neto.

Acompanhado dos demais vereadores, o presidente da Câmara, Sidney Dinho, relatou aos servidores presentes na praça, que na reunião ficou acordado que a Câmara Municipal abrirá mão de receber parte do repasse concedido pelo poder público municipal para manter sua estrutura para que partir do pagamento do mês de julho seja possível os servidores receberem a readequação de 10.18% no salário base, passando de R$1.100 para R$ 1.212. Porém, segundo informaram os vereadores, o reajuste não será retroativo a janeiro de 2022, como esperava os servidores, irá contar a partir de julho.

Quanto aos dias não trabalhados pelos grevistas, os parlamentares solicitaram ao prefeito sejam compensados ou descontados de forma parcelada. O chefe do executivo afirmou a eles que irá verificar essa possibilidade junto ao departamento financeiro e que em breve dará um retorno da decisão.

O presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Volta Redonda, Ataíde Oliveira, avaliou que essa foi uma vitória do movimento grevista.

 - Foi uma vitória do movimento grevista. Ainda que não tenha sido da forma mais adequada, que seria o prefeito chamar o sindicato para negociar, mas a categoria unida conseguiu movimentar os vereadores para chegar a esta resolução.  Esperávamos que o reajuste fosse retroativo a janeiro, mas, a categoria votou e decidiu pelo fim da greve. Parabéns a todos os companheiros que estiveram junto conosco que aderiram à greve. É uma prova de que com união temos força para reivindicar e conquistar nossos objetivos – ressaltou o presidente agradecendo também aos 21 vereadores pela intervenção.

O sindicato está convocando a categoria, para uma assembleia geral que acontecerá na Câmara de Vereadores, na próxima quarta-feira, dia 9, às 18 horas, para fazer uma análise da greve e decidir os próximos rumos.

 - Ainda temos muitas batalhas pela frente para devolver nosso poder de compra, estamos falando de uma categoria que está há nove anos sem reajuste salarial. Ainda temos a luta pelo nosso Plano de Cargo Salário e Carreira (PCCS) que está no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Não podemos deixar o movimento enfraquecer, vamos continuar unidos – concluiu Ataíde

--