Advertisement

Estudo NutriNet Brasil atinge número inédito de 100 mil inscritos em todo país. Meta final é chegar aos 200 mil

 

O Estudo NutriNet Brasil acaba de atingir a marca de 100 mil cadastrados, cidadãos que voluntariamente se inscreveram para participar da pesquisa liderada pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP).
 

“Esse número de 100 mil reflete a confiança que os participantes têm depositado em nosso trabalho, no fazer ciência no Brasil, e a compreensão de que a participação de cada um será fundamental para a qualidade de vida destas e das próximas gerações”, destaca o Professor Carlos Augusto Monteiro, coordenador do Estudo.

 

Qual a finalidade do Estudo Nutrinet Brasil?

A pesquisa foi iniciada em janeiro de 2020 e é um dos maiores estudos a investigar a relação entre alimentação e saúde do país. O NutriNet Brasil quer identificar os principais padrões de alimentação praticados pela população brasileira e avaliar sua associação com o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.
 

Estudos semelhantes ao NutriNet Brasil já foram realizados em outros países, revelando, por exemplo, que o padrão alimentar da ‘dieta mediterrânea’ protege as pessoas de doenças do coração e de várias outras enfermidades crônicas de grande impacto para a saúde. Já nos Estados Unidos, pesquisas mostraram que a adesão à chamada ‘dieta ocidental’ ou ‘dieta fast-food’ aumenta o risco para essas doenças.
 

100 mil é ótimo, mas não é suficiente

Alcançar esse grande número de inscritos é essencial para o sucesso da pesquisa, já que a ocorrência de algumas doenças só pode ser observada ao longo do tempo quando a amostra é elevada. No entanto, é preciso lembrar que a adesão das pessoas tende a cair com o passar dos anos, como em qualquer estudo dessa natureza, e, portanto, para lidar com esse abandono, ampliar ainda mais o número de participantes torna-se necessário. “Para efetivamente alcançarmos todos os objetivos do estudo, buscando contribuir com aa saúde pública brasileira, o NutriNet precisa contar com 200 mil inscritos", destaca o coordenador.

Para participar do Estudo NutriNet Brasil, é preciso residir no Brasil; ter idade mínima de 18 anos; e ter acesso à internet (uma vez que a pesquisa é totalmente online).A inscrição é feita no site do Nutrinet, portal da pesquisa que fornece as orientações sobre os próximos passos.
 

Como participar do NutriNet Brasil

Para participar do Estudo NutriNet Brasil é preciso residir no Brasil; ter idade mínima de 18 anos e ter acesso à internet, uma vez que a pesquisa é totalmente online. A inscrição é feita no portal do estudo e os dados dos participantes ficam armazenados sob absoluto sigilo no sistema InterNuvem USP.
 

Participantes recebem relatório de consumo alimentar

Como contrapartida, o NutriNet Brasil proporciona ao respondente um relatório sobre o seu consumo alimentar a cada seis meses. Esse documento é enviado por e-mail após o participante preencher o questionário detalhado de alimentação -- o chamado “recordatório 24 horas”, que sempre pergunta sobre a alimentação realizada no dia anterior ao preenchimento. O relatório mostra a participação calórica dos grupos de alimentos consumidos nas refeições daquele dia e poderá servir como mais um subsídio para que um profissional de saúde capacitado possa orientar a alimentação do indivíduo.
 

NutriNet Brasil é realizado por pesquisadores do Nupens/USP e recebe o apoio de pesquisadores de outras unidades da USP, universidades e centros de pesquisa: a Faculdade de Medicina da USP, o Instituto do Coração (InCor), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz do Rio de Janeiro e da Bahia/Cidacs) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Nas redes sociais, a equipe divulga informações sobre o andamento da pesquisa (Facebook | Instagram | Twitter | @nutrinetbrasil).


 

Financiamento

O Nutrinet Brasil conta com dois grandes apoiadores para viabilizar o estudo. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de edital do Ministério da Saúde (Decit/CGAN), e da Umane- www.umane.org.br, associação civil sem fins lucrativos dedicada a apoiar, desenvolver e acelerar iniciativas de prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCTs) e promoção da Atenção Primária à saúde (APS).

 

Sobre o Nupens/USP

O Nupens -- Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde é um órgão de integração da Universidade de São Paulo (USP) e foi criado em 1990 com a finalidade de estimular e desenvolver pesquisas populacionais em nutrição e saúde. O grupo é integrado por professores, pesquisadores, pós-doutores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública, de outras unidades da USP e de outras instituições acadêmicas do país e do exterior.