Advertisement

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CORRIDA MTB MARÇO LILÁS PELA PREVENÇÃO AO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Vagas gratuitas da Corrida Mountain Bike estão disponíveis no link a seguir: https://www.centraldacorrida.com.br/corridamtbmarcolilas


A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria de Saúde, abriu as inscrições para a Corrida MTB (Mountain Bike) Março Lilás pela Prevenção ao Câncer do Colo do Útero. As inscrições gratuitas estão disponíveis a partir desta sexta-feira, dia 4 de março, às 19h, até o preenchimento das vagas no link a seguir: https://www.centraldacorrida.com.br/corridamtbmarcolilasO evento será promovido no dia 27 de março deste ano, domingo, a partir de 6h com a primeira largada prevista para as 7h30, na Avenida Augusto de Carvalho, no bairro Parque Ipiranga, nas proximidades da AlphaMed.


A Corrida MTB Março Lilás é uma prova competitiva amadora, no estilo maratona (XCM). A prova é indicada para ciclistas amadores e profissionais, sem vínculo com federações de qualquer natureza para contagem de pontos em ranking. São três modalidades da prova: Pro Elite (Masculino a partir de 16 anos e Feminino); Sport (Masculino e Feminino a partir de 12 anos); e Bike E (a partir de 13 anos), sendo as categorias divididas de 10 em 10 anos. A retirada do chip de quilometragem acontecerá nas datas definidas pelos organizadores do evento: 18 e 19 de março, sexta-feira e sábado, entre 10h e 21h e 8h e meio-dia, respectivamente, na Avenida Augusto de Carvalho, s/n, no Parque Ipiranga (AlphaPark). Na retirada do kit, o atleta inscrito deverá levar três quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados a uma instituição sem fins lucrativos de Resende. O atleta que não comparecer para a retirada de kit será automaticamente desclassificado. O regulamento da Corrida Março Lilás está disponível no link https://www.centraldacorrida.com.br/corridamtbmarcolilas.


O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, lembrou que a primeira edição da Corrida MTB foi realizada em novembro do ano passado, em alusão ao Novembro Azul pela Prevenção ao Câncer de Próstata.


— A primeira edição teve bastante procura por atletas da região. É importante estimular a realização de eventos esportivos como este no município, com espírito competitivo saudável e de forma segura, levando-se em consideração o atual cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Conforme o regulamento, a categoria PRO é destinada aos atletas mais resistentes, com experiência em provas e com alto nível de condicionamento e técnica; os trajetos, geralmente, têm quilometragem a partir de 50 quilômetros e altimetria acumulada a partir de 1.100 metros. A categoria SPORT é voltada a atletas amadores com nível médio de técnica e resistência; nos trajetos podem ser incluídos trechos de single track de nível técnico não avançado, tendo a partir de 40 quilômetros de extensão e até 1.000 de altimetria acumulada. A nova categoria inclusa ‘Bike E’ é direcionada aos atletas que fazem o uso de bicicleta com tecnologia de pedal assistido – destaca.


Haverá pódio da categoria Pro do 1º ao 5º lugar Masculino e Feminino Geral e do 1º ao 5º lugar Masculino por faixa etária. A categoria Sport terá premiação do 1º ao 5º lugar Masculino e Feminino Geral e do 1º ao 5º lugar Masculino e Feminino por faixa etária.


O secretário municipal de Esporte e Lazer, David Manuel de Jesus Silva, reforçou quais são os itens de segurança indispensáveis para os atletas inscritos. “Por ser uma prova com trajetos que circulam, em sua maioria, por estradas de terra, é indicado o uso de bicicletas tipo Mountain Bike, com pneus apropriados para o terreno. Durante a prova, também há circuitos com trilhas e estradas pavimentadas. É imprescindível respeitar as leis de trânsito em vias públicas. O uso do capacete é obrigatório como item de segurança indispensável para todos os atletas de todas as categorias. É recomendável que o atleta utilize óculos e luvas como itens de segurança opcionais. O atleta não poderá receber auxílio externo fora da Área de Apoio e, por este motivo, é recomendável que o atleta leve um kit remendo, câmeras de ar extra, bomba e ferramentas para reparos rápidos em sua bicicleta, bem como caramanhola (garrafinha) ou outros acessórios para hidratação e organização. Para todas as categorias, haverá pontos de apoio com água; o atleta deverá ter o seu próprio recipiente para abastecimento. Também será esquematizada área de apoio particular, que será definida pela organização para equipes de apoio dos ciclistas”, frisa.


Outras informações podem ser obtidas por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, nos telefones: (24) 3354 4301 ou (24) 3360 6164.