Advertisement

Volta às aulas: 5 dicas para minimizar risco de contágio por Covid-19 no transporte público

 

De apps de mobilidade urbana a bilhetes eletrônicos, diversas iniciativas garantem um deslocamento mais ágil e seguro para quem voltou a estudar de forma presencial

 

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a retomada gradativa das atividades presenciais já é uma realidade, principalmente nas instituições de ensino do País. Em 2022, 12 capitais e 11 estados aderiram à modalidade totalmente presencial, que volta a ser predominante pela primeira vez desde o início da pandemia.
 

Na prática, se no ápice da pandemia observou-se uma queda na utilização do sistema de transporte público, a tendência agora é que a demanda aumente. Segundo estudo da Deloitte, jovens utilizam 7 vezes mais o transporte coletivo do que o particular. Então, o cenário traz à tona um receio em comum: o que pode ser feito para minimizar os riscos de contágio por Covid-19 neste momento?

 

Confira abaixo 5 recomendações da equipe da Quicko, ecossistema de mobilidade urbana, para obter o máximo de agilidade e segurança nos deslocamentos diários:
 

1. Planeje sua rota: invista em aplicativos que fornecem informações em tempo real

Os imprevistos acontecem o tempo todo, mas a tecnologia é uma grande aliada para evitá-los. Por meio dos aplicativos de mobilidade urbana, já é possível receber informações e alertas em tempo real sobre o que está acontecendo no transporte público, assim, é possível planejar sua rota para que seja o mais rápida e segura possível, reduzindo o tempo de exposição aos possíveis riscos de contágio por Covid-19. O app da Quicko, por exemplo, aposta em reportes de problemas como greve, mudanças de linha ou horários, alagamentos, linhas com lentidão, entre outras, permitindo uma maior previsibilidade na rotina.
 

2. Aposte na integração de modais para evitar aglomerações

Uma forma de evitar as aglomerações é a diversificação de modais, ou seja, utilizar diferentes formas de deslocamento. A integração é importante para otimizar a infraestrutura das cidades neste momento e promover maior segurança, aumentando a agilidade e a conveniência. Além disso, dá ao usuário o poder de escolha do meio de transporte em que se sentirá mais confortável no momento. Ele pode optar por fazer parte do trajeto de metrô e outra de bicicleta, por exemplo, caso julgue possível e necessário.

 

3. Evite filas optando pela bilhetagem eletrônica

Com o objetivo de evitar aglomerações, que podem causar uma maior disseminação do vírus causador da Covid-19, o ideal é evitar pegar filas nos transportes públicos, comuns durante os horários de pico. Uma das formas é optar pela bilhetagem eletrônica. O aplicativo de mobilidade urbana Quicko, por exemplo, oferece em cidades como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, a compra e recarga de bilhetes móveis com integração entre os modos de transporte, como ônibus, metrô e trem. O usuário pode comprar os créditos para o seu bilhete de transporte de forma digital via cartão de crédito ou PIX. Depois, basta ir até uma estação de metrô ou terminal e ativá-los para o bilhete. As tarifas são debitadas sem contato e eliminam completamente a necessidade de lidar com qualquer dinheiro físico ou cartões - bastante conveniente em tempos de pandemia.

 

4. Se possível, evite os horários de pico. Antecipe-se!

Com as cidades brasileiras retomando suas atividades presenciais, os picos de demanda por transportes públicos voltaram a ser uma realidade. Então, para fazer o possível para manter o distanciamento social, uma das principais medidas empenhadas para achatar a curva de contágio por Covid-19, o ideal é evitar os horários de maior deslocamento e tentar se antecipar sempre que possível. Além de ajudar a prevenir os riscos, chegar alguns minutos antes pode gerar mais tempo para rever alguma matéria, adiantar uma atividade ou fazer as tarefas do dia.
 

5. Esteja sempre com seus EPIs e siga as recomendações de segurança

Máscara adequada e álcool gel continuam sendo parceiros fundamentais para o dia a dia. Principalmente nos ônibus e metrôs, que recebem muitos passageiros diariamente, não coloque a mão no rosto, boca ou olhos e faça o possível para ficar perto de janelas ou áreas em que a circulação de ar seja maior.

 

Sobre a Quicko: A Quicko reúne no mesmo app tudo o que as pessoas precisam para se deslocar com mais conveniência e inteligência pela cidade. Entre as funcionalidades do aplicativo estão: informações em tempo real sobre o horário de chegada dos ônibus, sugestões das melhores opções de rotas, recargas de cartões do transporte e celular pré-pago, além da localização de estações de compartilhamento de bicicleta. O passageiro também pode escolher sua linha de ônibus e monitorar o seu trajeto, reportando ainda ocorrências no transporte, além de compartilhar as suas rotas.
 

Criada em setembro de 2018, a Quicko surgiu para para desenvolver uma plataforma Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço, focada na experiência dos usuários do transporte público. A empresa recebeu um aporte inicial da CCR e do grupo J2L em 2018 e já no início de 2021, recebeu um novo investimento dos mesmos investidores. Hoje, a Quicko possui mais de 80 colaboradores e atua em oito cidades do Brasil, disponibilizando o app gratuitamente em oito regiões metropolitanas e mais de 100 cidades brasileiras. Acesse aqui e saiba mais.