Advertisement

Sugestão de pauta / case para Dia da Mulher (8 de março)

Corretora Finlândia se destaca pela presença feminina na alta direção e em quase 60% do efetivo

SUGESTÃO DE PAUTA PARA DIA DA MULHER (8 DE MARÇO)

CASE CORRETORA FINLÂNDIA: Na Corretora Finlândia, a diversidade de gêneros e a presença feminina na empresa e nos cargos de liderança tem se mostrado natural e positiva para o crescimento da empresa.

PRESENÇA FEMININA NA FINLÂNDIA EM NÚMEROS:

Total de Colaboradores: 91

Colaboradoras mulheres: 54, quase 60%. 11% são líderes.

Total de gestores na empresa: 12

Total de gestoras mulheres: 50% do total de gestores, sendo que uma delas ocupa um dos dois cargos da Direção-geral da Finlândia.

PERSONAGEM: Natália de Castro Braga – nova diretora Administrativo-Financeira, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano. Junto com o diretor Comercial, assume a Direção-geral da empresa.

TRAJETÓRIA PROFFISSIONAL DA NATÁLIA

Para Natália, mais do que coragem, força e luta para superar seus desafios, a evolução da sua carreira se deve ao fato de sempre ter preservado o foco nos seus propósitos profissionais e de vida. Foi essa habilidade (ou competência) que lhe permitiu “sair da caixa”, correr atrás dos seus objetivos e crescer profissionalmente, conquistando cargos de liderança ainda jovem, em ambientes majoritariamente masculinos.

Natural de Nacip Raydan (pequeno munícipio mineiro, próximo a Peçanha e Governador Valadares, com pouco mais de 2800 habitantes), frequentemente, ela ia para Peçanha, ficar com a avó, com quem passou a morar aos 5 anos de idade, devido à pouca estrutura da sua cidade natal para que pudesse ter uma educação de qualidade. Sempre foi uma criança empoderada e excelente aluna, se destacando na escola com premiações e reconhecimentos.

Aos 14 anos, veio para Belo Horizonte, morar sozinha em um pensionato, para fazer o Ensino Médio. Sempre foi bolsista e vendia bombons na escola para ajudar com as despesas. Apesar da grande paixão ser a matemática, ela se formou em Direito, pela Fumec, sua primeira graduação, que lhe permitiu desenvolver uma visão mais ampla sobre tudo que está relacionado ao seu trabalho atual. Já no primeiro período, começou a estagiar na Reserva Técnica (empresa ligada ao Sindifer e à Indústria de Ferro-Gusa da RMBH). Com apenas 21 anos, já conduzia reuniões com mais de 70 homens no Sindifer.

Neste período, teve muito contato com um diretor da faculdade Estácio de Sá (parceiro da empresa em que trabalhava) que - ao perceber seu grande propósito de aprender e estudar para crescer profissionalmente – a convidou para estudar em Portugal. Foi lá que Natália fez pós-graduação e mestrado. 

Voltou ao Brasil e foi trabalhar com auditoria de grandes obras na MCA Auditoria e Gerenciamento, pela qual teve a oportunidade de conhecer o mundo todo, acompanhando obras de brasileiras como a Vale, em outros países. Em Omã (Oriente Médio), vivenciou o machismo quando foi orientada a não sair sozinha, por ser mulher.

Na MCA, a ideia inicial era aprender tudo para substituir uma diretora que estava se aposentando. Entretanto, um novo convite a fez mudar de rota: assumir a área de planejamento financeiro e RH dessa empresa, área que estruturou sozinha.

Após dez anos na MCA, foi trabalhar na XP, em 2020, no escritório de BH. Era feliz na MCA, mas a paixão pelo mercado financeiro e os novos desafios na XP fizeram seus olhos brilharem. Acreditava no propósito da empresa e nos valores da XP, mas surpreendentemente, não se adaptou ao setor comercial.

Foi então que surgiu a Finlândia, na qual, logo na entrevista, escutou que teria em suas mãos “uma página em branco” para construir e propor o que achasse melhor. Deixar sua marca na história da Finlândia era, novamente, uma grande oportunidade que não poderia deixar passar. Foi a primeira vez, em toda a sua carreira que não teve dúvidas sobre uma oportunidade de carreira. Estava pronta para o desafio de assumir um dos grandes postos de liderança de uma média empresa. Ela tinha convicção que seria respeitada e valorizada como mulher e que não precisaria entregar muito mais do que já oferecia como profissional, para ser vista e continuar evoluindo na carreira.

“A presença feminina na empresa já é algo muito natural. E não é por preenchimento de cota, pois as mulheres já são maioria e são muito valorizadas na cultura corporativa da Finlândia. Ter sido aceita para ocupar um dos cargos da Direção Geral da corretora confirma isso. E vejo neste meu novo papel profissional o coração e a alma desta cultura organizacional, pautada pela diversidade. Vejo outras mulheres da empresa comemorando essa “conquista como nossa”, pois minha chegada fortalece essa visão de esperança.”

 

MINI-CURRÍCULO

Formada em Direito pela Fumec. MBA em Finanças e Controladoria pelo IBMEC/MG, pós-graduação em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal. Certificação @CFP - Certified Financial Planner, CPA-20, Ancord e Susep. Experiência de mais de 15 anos nas áreas de Controladoria, Planejamento, Finanças Corporativas, Contabilidade e Auditoria, atuando em grandes empresas de engenharia e prestação de serviços, agronegócios, mercado financeiro e seguros. Já foi vice-presidente de Relações Trabalhistas e Intersindicais do Sinaenco/MG.

 

Sobre a Finlândia

Atuando no mercado desde 2009 e com equipe presente em 14 cidades do Brasil, a Finlândia é uma corretora que oferece diversas modalidades de seguros. Líder na venda de Seguro Garantia, a companhia está diversificando seus negócios, passando a oferecer seguros no segmento de Benefícios e visa ser a corretora líder brasileira em multisseguros para pequenas e médias empresas. Inteligência de mercado, atendimento personalizado e expertise de seu time de profissionais, são alguns dos motivos que fizeram a empresa superar o número de 550 mil apólices comercializadas ao longo de sua história, com mais de 40 mil clientes atendidos e um NPS atual de 94, um dos maiores do setor.

Tendo como o principal pilar de sustentação da empresa “pessoas e cultura”, a Finlândia é certificada há 3 anos seguidos pela GPTW como uma ótima empresa para se trabalhar e isso só reforça a essência do negócio.”