Advertisement

Rotina de prevenção oftalmológica começa nas primeiras horas de vida

Ao nascer, crianças devem realizar testes para identificar possíveis alterações congênitas ainda no hospital, e consultas devem ser repetidas aos seis meses e um ano

 

São Paulo, 11 de fevereiro de 2021 -- Desde muito cedo os pais devem ter atenção aos exames necessários para que bebês desenvolvam uma visão saudável. Para isso, o cuidado preventivo deve começar nas primeiras horas de vida e se tornar rotina já no primeiro ano. Doenças como catarata congênita, glaucoma congênito, estrabismos, obstrução de via lacrimal e retinoblastoma podem ser identificadas precocemente com essas avaliações, o que tem influência direta na saúde ocular das crianças.

 

Nas primeiras 48 horas de vida, já é realizado o teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), que rastreia doenças oculares congênitas. O teste, inclusive, é obrigatório desde 2017 em todos os hospitais, segundo lei federal. A partir daí, a segunda avaliação deve ser feita aos seis meses de vida, e a terceira quando a criança completa um ano. Até os 10 anos, as avaliações se tornam anuais.

 

"O momento em que uma doença é detectada tem reflexo direto na forma como ela vai se desenvolver e nas chances de cura. Para a saúde ocular, não é diferente, por isso é importante que pais estejam atentos a sinais e busquem acompanhamento médico para garantir o melhor desenvolvimento dos filhos", afirma o diretor médico da healthtech e operadora de planos de saúde Qsaúde, Ricardo Casalino.

 

Com 22 hospitais em São Paulo, a operadora tem um importante parceiro na especialidade: o H.Olhos. Márcia Ferrari, oftalmopediatra da instituição, indica que os pais busquem o oftalmologista para entender melhor como estimular o desenvolvimento visual saudável da criança e também conhecer os sinais de alerta.

 

"O comprometimento da saúde ocular também se mostra pela percepção de anormalidades como olho torto, assimetria das pálpebras, secreção ocular, olhos vermelhos e inchaços na região dos olhos. Os pais devem sempre observar o reflexo fotográfico dos olhos, que devem ser simétricos e de cor vermelho alaranjado", afirma a médica.

 

Segundo estudo[i] publicado pela Revista Brasileira de Oftalmologia, cerca de 12% das crianças têm estrabismo, enquanto o glaucoma atinge 1,7% das crianças. Já a obstrução do canal lacrimal acomete mais de 5% dos bebês, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP)[ii]. Mais raro, o retinoblastoma ocorre em um em cada 20 mil nascidos vivos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca)[iii].

 

Algumas doenças, entretanto, não são detectáveis a partir desses sinais, segundo a oftalmopediatra do H.Olhos. Há lesões que só podem ser detectadas com testes oftalmológicos minuciosos, por isso é tão importante a rotina de avaliação.

 

Ricardo Casalino reforça a importância do acompanhamento médico e vínculo com a equipe de atenção primária. "É essencial o acompanhamento do médico de família, que vai ajustar a necessidade de cada cliente de forma personalizada, inclusive por especialistas.

 

Sobre a Qsaúde

A healthtech Qsaúde chegou ao mercado para revolucionar o setor de planos de saúde no Brasil. Lançada em outubro de 2020, a operadora alia uma rede credenciada de alta qualidade ao resgate do plano de saúde individual e familiar, de fácil contratação por pessoas físicas e que garante mais segurança financeira ao consumidor, já que os reajustes são controlados pela Agência Nacional de Saúde suplementar (ANS).

 

A Qsaúde tem como missão democratizar o acesso das pessoas à saúde com tecnologia e cuidado. A empresa oferece um atendimento acolhedor, personalizado, resolutivo e humanizado ao cliente, com foco na medicina preventiva e na gestão de dados para predição.

 

Com uma rede credenciada de excelência que contempla os melhores hospitais do Brasil em São Paulo, a Qsaúde oferece um novo conceito de assistência com medicina de qualidade e telemedicina 24 horas todos os dias da semana. Entre os 22 hospitais parceiros da healthtech, estão quatro dos melhores do mundo em diferentes especialidades, segundo o ranking “World’s Best Specialized Hospitals” da renomada revista americana Newsweek. São eles Oswaldo Cruz, InCor, Albert Einstein e HCor. A Qsaúde tem, ainda, 155 clínicas e 144 laboratórios.

 

Para a melhor gestão da saúde, todos os clientes são acompanhados por médicos de família, que são capacitados para atender desde a criança até o idoso. Em parceria com o time de saúde próprio da Qsaúde, esses profissionais cuidam da saúde do cliente para orientar sobre as melhores práticas para uma vida mais saudável.

 

Antes de completar o primeiro ano de atuação, a Qsaúde já foi eleita por voto popular como uma das três melhores healthtechs do Prêmio iBest. A empresa também foi certificada como Great Place To Work (GPTW), selo obtido a partir da avaliação positiva dos colaboradores sobre o clima organizacional.

 

A Qsaúde tem atuação na capital paulista, Barueri, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco e Taboão da Serra.

 

Sobre o H.Olhos

O H.Olhos conta com o que há de mais avançado em relação aos cuidados com a visão aliado a um atendimento humanizado, oferecendo tecnologias compatíveis com os maiores centros especializados do mundo.

 

Fruto de um sonho de estudantes de medicina que há 38 anos fundaram a CERPO Oftalmologia na cidade de Santo André, o H.Olhos cresceu, a ponto de se tornar uma referência de qualidade reconhecida em todo o Brasil.

 

Hoje, o H.Olhos faz parte da Vision One e conta com oito unidades, sendo seis clínicas ambulatoriais com as marcas CERPO e Molinari, espalhadas pela capital paulista e pela região do Grande ABC, e dois grandes hospitais totalmente dedicados à saúde ocular: o H.Olhos Paulista, localizado em São Paulo, e o H.Olhos ABC, em São Bernardo do Campo.