União de peças confortáveis ao tradicional da moda corporativa é tendência pós-pandêmica no escritório.
O avanço da vacinação e a flexibilização das regras de distanciamento social sugerem o fim do home office para alguns e o início de um modelo híbrido para outros, com parte da jornada em casa e outra no escritório. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, em novembro de 2021 o Brasil ultrapassou a marca de 60% da população completamente imunizada.
O retorno ao dia a dia presencial não modifica apenas a modalidade de trabalho nas empresas, como também o dress code dos funcionários. Após um longo período tendo os pijamas como uniforme de trabalho, a volta ao escritório pede uma revisão no guarda-roupa.
O tempo em casa mudou a forma de consumo na moda. A busca pelo conforto e pela leveza deve refletir nas peças de roupa, abrindo espaço para itens como a calça de alfaiataria, o chemise curto e roupas de tecidos naturais, por exemplo.
Conforto é a peça principal
Se antes era apenas a elegância que ganhava forma nas composições para o dia a dia no trabalho, depois da pandemia a ideia se une ao conforto e traz mais fluidez aos looks.
Segundo analistas da Worth Global Style Network (WGSN), o período em casa contribuiu para um olhar de autocuidado sobre a moda e trouxe o estilo comfy como uma forma universal de se vestir, que se adapta a diferentes ocasiões, inclusive no ambiente de trabalho.
Apostar em peças curinga, que tenham o conforto e a versatilidade como pontos principais, pode ajudar na produção de composições elegantes que vão desde o expediente de trabalho até o happy hour.
Alfaiataria: elegância e conforto
Itens clássicos da moda, as peças de alfaiataria são capazes de trazer sofisticação para qualquer composição e podem ser usadas com outros elementos. As calças, por exemplo, podem ser acompanhadas por blazers, casacos ou cardigãs e a escolha das cores ajuda a trazer mais leveza ao visual sofisticado.
Embora sejam peças tradicionais, a alfaiataria também é capaz de proporcionar conforto. A dica para intensificar ainda mais essa característica e trazer um ar contemporâneo para a retomada do trabalho presencial é apostar em tênis ou sapatos com saltos quadrados.
Peças de alfaiataria mais coloridas suavizam a modelagem clássica do item. (Foto: Divulgação/Miss Joy)
Chemise curto: formal porém confortável
A palavra “chemise” vem do francês e quer dizer camisa. A peça foi inspirada no vestuário masculino e, por isso, tem a modelagem mais formal, caracterizada pelas golas e botões. O toque clássico faz da chemise uma opção para o dia a dia de trabalho pós-pandemia.
O conforto fica por conta da modelagem ampla, com cintura marcada. Para reforçar essa ideia, as peças podem ser usadas com sapatilhas, tênis, sandálias anabela ou até mesmo saltos quadrados.
Modelagem ampla garante conforto no trabalho. (Foto: Divulgação/Miss Joy)
Macacões e macaquinhos: versatilidade no escritório
Alguns itens nunca saem de moda, fora e dentro do ambiente de trabalho, como os clássicos macacões e macaquinhos. Além de confortáveis, as peças são curingas do vestuário feminino e servem tanto para o expediente quanto para outros compromissos.
As peças ajudam a criar composições em diferentes estações do ano. Nos dias mais quentes, os macacões e macaquinhos podem vir acompanhados de acessórios, como colares, brincos e braceletes, conferindo sofisticação. Já no inverno, as peças aparecem com sobreposições de blusas, casacos ou blazers, por exemplo.
Macacões com modelagens retas são elegantes para a retomada ao presencial (Foto: Divulgação/Miss Joy)
Peças com tecidos naturais: conforto e sustentabilidade
A pauta do consumo consciente evoluiu fortemente no período pandêmico e a tendência é estar presente nos looks do dia a dia. A escolha de tecidos naturais cria composições mais versáteis e sustentáveis.
Algodão e linho são alguns exemplos de tecidos naturais que, por serem mais leves, garantem um toque agradável à pele e possibilitam melhor respiração, além de serem flexíveis e duráveis. A união do natural com o tradicional confere elegância e conforto ao retorno do trabalho presencial.
Jeans: praticidade e modernidade
Apostar em peças que não saem de moda faz toda a diferença na hora de criar composições para o trabalho ou outros compromissos. Itens de jeans, por exemplo, são responsáveis por visuais contemporâneos, práticos, versáteis e confortáveis.
Na retomada do trabalho presencial, o tecido pode aparecer em vestidos, calças, jaquetas, blusas ou macacões e ser boa opção para o happy hour pós-expediente.
Vestido midi de jeans é opção para os dias mais quentes. (Foto: Divulgação/Miss Joy)
Imagens relacionadas
![]() baixar em alta resolução |
![]() baixar em alta resolução |
![]() baixar em alta resolução |
![]() baixar em alta resolução |