Advertisement

Papai Noel visita Hemonúcleo de Barra Mansa para doar sangue

Ação tem objetivo de sensibilizar as pessoas para aumentar as captações no fim de ano


O Papai Noel entregou um presente adiantado, e para lá de especial, nesta segunda-feira, dia 13. O bom velhinho esteve no Hemonúcleo de Barra Mansa para doar sangue. Ele disse que faz isso há quase 30 anos.
“Sou doador há mais ou menos 29 anos, mas esse ano tem uma importância maior. Depois de tudo que passamos nos últimos meses, por causa da pandemia, fomos levados a valorizar ainda mais a vida. Como vocês sabem, todos os anos eu saio para fazer aquilo que mais amo: presentear. Mais uma vez estou aqui para dar a alguém o que há de mais importante, que é vida e esperança. Fico sempre muito feliz por vir aqui e ter a certeza que esse presente vai salvar vidas. É um sentimento de realização e vitória por estar cumprindo a minha missão. Espero que essa minha atitude toque o coração de todos aqueles que acreditam na magia do Natal”, disse o Papai Noel.
De acordo com a coordenadora da unidade, Thais Mendes, a atitude do bom velhinho pode inspirar outras pessoas a se tornarem doadoras.
“O Papai Noel dá presentes, então ter ele aqui nos ajuda a doar vida a quem precisa. Atualmente o estoque está tranquilo, porém neste fim de ano a captação costuma diminuir e a necessidade de bolsas, aumentar. Precisamos de uma quantidade maior de doadores. No mês de novembro, devido ao Dia Nacional do Doador, nossa captação tende aumentar, mas dezembro aumenta muito o número de transfusões. Nós já temos a parte cardíaca e a OncoBarra que consomem muito, então, temos que estar preparados para não passar aperto”, explicou Thais.
QUEM PODE DOAR?
A coordenadora reforçou que todos, com idade entre 16 e 69 anos estão aptos a doar, seguindo as seguintes orientações: estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização dela. Idosos devem ter realizado a primeira doação até os 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menor de idade só mediante autorização dos responsáveis.
“Todo e qualquer doador é bem vindo, assim como qualquer tipo sanguíneo, porém temos uma necessidade maior para o tipo O + e O -”, destacou.
COMBATE À COVID-19
Apesar do grande número de pessoas vacinadas contra Covid-19 em Barra Mansa e os números sejam favoráveis, o Hemonúcleo segue funcionando de acordo com as normas impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à doença. A unidade só atende doadores que estejam de máscara e estabelece o distanciamento social por meio de cadeiras intercaladas, que são sanitizadas após o término da coleta. Além disso, a recepção disponibiliza dois totens de álcool gel para higienização das mãos.
“O doador que teve Covid-19 pode vir fazer a sua doação sem problemas, desde que respeite algumas regras, como: se foi caso leve, a doação deve ser feita após 30 dias da alta; em casos com sintomas mais agravados, deve aguardar de seis meses a um ano e será avaliado pelo médico; já as pessoas que ficaram internadas, a doação só poderá ser feita após um ano da alta médica”, informou a captadora de doadores, Claudia Maria de Oliveira Alves.
Com relação aos vacinados, a doação pode ser realizada de acordo com a dose recebida, variando de dois a sete dias.