Advertisement

Educação financeira: como introduzir a temática na vida de crianças e adolescentes


Especialista explica que o assunto deve entrar na vida dos pequenos de forma lúdica e com exemplos

A educação financeira é um dos temas mais debatidos na atualidade no país. A pesquisa Estresse Financeiro do Brasileiro de 2020 apontou que 71% das pessoas consideram que problemas financeiros são uma das principais fontes de preocupação. Edmundo Lopes, professor de A dministração C iências C ontábeis da Faculdade Anhanguera, defende que o crescimento no assunto é pelo fato dele ser de extrema importância para todos. "Educação financeira deve ser entendida como consciência de consumo e desperdício. A partir dos quatro anos, as crianças já começam a ter maturidade para entender de onde o dinheiro vem, por isso, é tão importante o exemplo dos responsáveis quando o assunto começar a ser tratado", destaca.

Segundo o especialista, o assunto deve ser inserido ainda na infância na vida dos pequenos. "É muito importante romper essa barreira ainda cedo e educar crianças e adolescentes sobre o tema. Inserir o assunto de maneira lúdica, com os conceitos básicos de educação financeira na realidade das crianças, para que no futuro tenham facilidade para lidar com situações reais. Tenha em mente que é mais fácil ensinar sobre momentos do que falar em números, assim podemos mostrar que para a viagem de férias, o tênis da moda ou o brinquedo dos sonhos é preciso organização e planejamento. Isso torna o entendimento mais claro", pontua Edmundo.

O docente ressalta que educar os filhos sobre finanças é dar orientação com as experiências da vida e os próprios erros. "Sempre falamos sobre dinheiro e a sua falta, mas a ausência de orientação educativa sobre finanças acaba limitando o entendimento sobre o assunto. A criança precisa entender os motivos que levam os pais a saírem para trabalhar. E o aprendizado já na infância sobre como usar o dinheiro é fundamental, já que todas as pessoas terão que lidar com ele, principalmente na vida adulta."

Uma prova que os pais estão preocupados com o futuro dos filhos é o crescimento de jovens de até 15 anos na bolsa. Segundo dados divulgados pela B3, a bolsa de valores brasileira, mostra que atualmente há mais de 21 mil jovens com até 15 anos cadastrados e investindo. O número representa um crescimento de 65,5% em um ano. O professor elenca os fatores que contribuíram para esse aumento. "Com as discussões em torno da reforma da Previdência e acesso à informação sobre o assunto, a juventude percebeu que existem boas alternativas de investimento, o que se tornou um bom começo. Mas para que essa movimentação aconteça e o jovem não corra risco, é necessária a representação e supervisão de um responsável", diz Edmundo.

O expressivo aumento de jovens na bolsa de valores mostra que a educação financeira está começando a tomar forma no país, mas o especialista ressalta que é necessário tomar alguns cuidados. "É preciso cautela e não desejar retorno imediato ou ganho de grandes quantias em curto prazo. Minha dica é estudar muito e analisar as operações e os seus riscos. Lembrando que a pressa pode ser o grande vilão no universo dos investimentos", conclui o especialista.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse site e o blog da Anhanguera.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton .