Iniciativa combate irregularidades e ainda ajuda a reduzir os gastos desnecessários.
Combater a corrupção. Esse é o principal objetivo do compliance na gestão condominial. Compliance é uma expressão em inglês que deriva do verbo “to comply”, que significa estar de acordo ou agir em conformidade. Assim como diferentes espaços precisam ser administrados, a diretora da ACJ Condomínios, Vanisi Ferreira, afirma que os condomínios também devem ser geridos com transparência. “É fundamental aplicar o compliance na gestão de um condomínio, pois com ele é possível assegurar uma gestão ética dos processos administrativos”.
Conforme a diretora, o número de síndicos aumenta a cada dia e, muitas vezes, o profissional não tem a devida capacitação para desempenhar a função. “É muito grande o número de síndicos no mercado e nem sempre eles estão preparados. Gerir um condomínio exige conhecimento técnico e muita ética, pois é o tipo de função que possibilita muitas fraudes”, comenta Vanisi, ressaltando, também, que é importante a contratação de uma administradora séria para combater possíveis irregularidades.
Notícias sobre fraudes em condomínios são publicadas constantemente. No dia 24 de novembro deste ano, em Araucária, um síndico foi preso em flagrante por extorquir o representante de uma administradora de condomínios. Além dos honorários que recebia mensalmente, ele cobrava uma quantia a mais por unidade do condomínio onde atuava.
Além de evitar fraudes, Vanisi ressalta que o compliance tem outros benefícios, como a valorização do imóvel e o controle maior dos gastos do condomínio. “Cada condomínio tem as suas características, que devem ser levadas em consideração para a implementação do compliance. O importante é que todos tenham uma gestão transparente e respeitem as pessoas que fazem parte do dia a dia do empreendimento, como moradores, colaboradores e prestadores de serviços”, ressalta Vanisi.
Para a diretora, o primeiro passo para evitar possíveis fraudes é a criação de um Código de Conduta, que deve conter boas práticas para diferentes profissionais do condomínio, entre elas não trabalhar em troca de presentes ou aceitar ofertas de dinheiro de prestadores de serviços. Outra iniciativa é a aplicação da tecnologia na gestão condominial. “Hoje em dia temos muitas ferramentas que viabilizam a implementação do compliance na administração de um condomínio, reduzindo a possibilidade de corrupção e desvios de condutas”, comenta Vanisi.
Há 18 anos no mercado, a ACJ presta serviço para condomínios do município de Volta Redonda e cidades vizinhas. A diretora enfatiza que a ética é um dos princípios da empresa. “Nunca compactuamos com irregularidade alguma. A ACJ é uma empresa séria, que trabalha de forma ética e com muito profissionalismo. Por isso estamos há 18 anos no mercado”, finaliza.