Na última terça-feira (14), o representante da escola do RenovaBR no Sul Fluminense, Raone Ferreira, presidiu a comissão eleitoral durante uma oficina de simulação do processo eleitoral para o cargo de presidente. A atividade foi realizada pela escola de formação política que reúne 150 participantes de todo o país. A simulação, que contou com o apoio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aconteceu durante o Centro de Treinamento realizado no município de Embu das Artes (SP), entre os dias 10 e 14 de dezembro.

Com o tema ‘Treino e Preparo para o Gol da Renovação’, o treinamento reuniu cerca de 250 pessoas no auditório do Hotel Almenat. Entre elas, vereadores, prefeitos e deputados eleitos após a formação do RenovaBR, 150 participantes da turma de 2021, além de personalidades do cenário político como a senadora do Chile Carolina Goic, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, a deputada federal Argentina Cornelia Schimidt-Liermann e o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung.

Quem abriu o treinamento foi o ex-jogador da seleção brasileira de futebol Mauro Silva. Tetracampeão mundial na copa do mundo de 1994, Mauro ministrou uma palestra sobre preparação e trabalho em equipe.

Os quatro dias de treinamento foram divididos entre paineis compostos de palestras, rodas de conversas e oficinas com temas como Ética na Política; Cenário Econômico Brasileiro e Perspectivas; Desenvolvimento, Equidade e Responsabilidade Social; Debate Político; A importância da Mulher na Política; Projetos 2022. Uma das principais atividades da imersão foi a simulação das eleições, organizada pela comissão eleitoral eleita entre os 150 alunos do RenovaBR.

O professor volta-redondense Raone Ferreira foi eleito entre todos os participantes da turma do RenovaBR 2021 como presidente da comissão eleitoral, coordenando uma eleição simulada. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cedeu e supervisionou duas urnas eletrônicas para a realização da oficina prevista na programação do treinamento.

O RenovaBR, uma das instituições convidadas pelo Tribunal Superior Eleitoral a participar da comissão de auditoria e fiscalização das urnas eletrônicas, contou com o apoio do TSE, que acompanhou o processo da simulação das eleições. A ideia de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em cerca de 360 horas de curso de formação política partiu de Raone, que ocupa o cargo de representante da turma de 2021.

Os alunos do treinamento foram divididos igualmente em cinco partidos representando posicionamentos políticos distintos: centro, centro-esquerda, centro-direita, esquerda e direita. Os participantes formaram coligações e deram início à simulação do processo eleitoral, baseado em regras reais.

A democracia deve ser sempre aperfeiçoada e as nossas instituições são conscientes e responsáveis com isso. Acredito no nosso sistema eleitoral e a política é o caminho da mudança. Se pessoas comprometidas com a sociedade não se elegerem para estes espaços de poder eles serão ocupados por pessoas ruins. A omissão não é o caminho, por isso eu insisto na ideia de que devemos participar da democracia e sermos nós mesmos os protagonistas da mudança”, destacou Raone Ferreira.

Único representante de todo o interior do estado do Rio de Janeiro nesta edição do RenovaBR, Raone comentou sobre a importância de sua participação no Centro de Treinamento. “Esta imersão me proporcionou ampliar meus conhecimentos sobre Políticas Públicas e dialogar com diferentes lideranças de todo o país na construção da renovação política que queremos. A política é o caminho da mudança e se pessoas comprometidas com a sociedade não se elegerem para estes espaços eles serão ocupados por pessoas ruins. A omissão não é o caminho” destacou.

Sobre o RenovaBR

A escola de formação política RenovaBR reúne alunos de todo o país, a cada dois anos, formando 150 lideranças políticas para o pleito eleitoral. O objetivo da instituição, que atua de forma independente, é preparar pessoas de diferentes origens e posicionamentos para atuação efetiva no quadro político brasileiro. Fundado em 2017, o RenovaBR , é uma organização independente, financiada por contribuições. A organização tem como princípios o conhecimento, a independência, a transparência e a democracia.