Advertisement

Cais do Valongo: Lideranças e Instituições da Pequena África se reúnem para balanço e projeção 2022 do Patrimônio Histórico


‘Celebra, Valongo’ marca o encerramento das atividades virtuais do projeto de educação e cultura (A)Gentes do Valongo

No dia 17 de dezembro, sexta-feira, de 9h às 12h, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) realiza, no Museu de Arte do Rio (MAR) - Auditório da Escola do Olhar, o "Celebra, Valongo", evento que encerra as atividades do projeto de educação patrimonial (A)Gentes do Valongo. Na celebração, vão marcar presença as lideranças de instituições e organizações que participaram dos encontros para um balanço sobre o projeto e os temas que o nortearam. Essa é também uma forma de reafirmar a importância junto à comunidade da realização das obras de restauração e conservação geridas pelo Instituto no Cais do Valongo, reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.

O (A)Gentes do Valongo é um projeto de educação patrimonial focado na região conhecida como Pequena África, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O programa, que conta com aporte financeiro do Fundo de Embaixadores dos Estados Unidos da América para a Preservação Cultural (AFCP), se debruça a construir uma cartografia sensível pautada pelo protagonismo das diversas negritudes da região, assim como seus atores e (a)gentes. Para facilitar esse processo de escuta e troca, foram realizados seis encontros virtuais entre agentes, sendo dois por encontro. Cada evento online contou com a participação de, em média, 75 pessoas, de formações diversas, mas, principalmente, das áreas de turismo, educação, antropologia e história.

Vão integrar a roda de Conversa do "Celebra, Valongo" representantes que vão apresentar suas instituições e contar como se relacionam com o Cais do Valongo: Mãe Celina de Xangô do Centro Cultural Pequena África; Thelma Villas Boas da Lanchonete <> Lanchonete; Leandro Santanna do Museu de História e Cultura Afro-brasileira (MUHCAB); e Hugo Oliveira da GaleriaProvidência.



Sobre o IDG

Sobre o IDG
O IDG -- Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais e também atua em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também é responsável pela implementação da museografia do Memorial do Holocausto, a ser inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais no site do IDG.