Advertisement

Busca por imóveis de luxo cresce 64% no primeiro semestre


Dados da startup Apto mostram que mercado de alto padrão segue aquecido e apresenta os principais diferenciais desses apartamentos

São Paulo, dezembro de 2021 - A pandemia não afetou o mercado de imóveis de luxo, muito pelo contrário, esse setor cresceu. Segundo dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o número de lançamentos de médio e alto padrão deve crescer de 60% a 70% em São Paulo neste ano, contra um aumento de 30% a 40% na média geral da cidade. O Apto, plataforma que anuncia imóveis novos em fase de lançamento, construção ou prontos para morar, confirma essa tendência do mercado. As buscas por imóveis de luxo no site cresceram 64% no primeiro semestre de 2021, em relação a 2020.

"As vendas no mercado imobiliário de luxo aumentaram consideravelmente, e entre os fatores que geraram essa mudança de mercado estão a alta do dólar e o novo olhar sobre o lar, ocasionado pela pandemia. O tempo em que as pessoas foram obrigadas a ficar em casa trouxe uma mudança no comportamento em relação às necessidades da vida em todos os aspectos. As pessoas querem mais conforto e qualidade de vida", explica Alex Frachetta, CEO do Apto.

Os juros mais baixos para o financiamento imobiliário também ajudaram a manter o mercado aquecido. "Mesmo os compradores que têm o valor do imóvel guardado no banco, quando vêem que a taxa está barata, acabam optando por realizar o pagamento financiado ao invés de mexer no dinheiro que está rendendo na conta", afirma o CEO.

Entre os diferenciais mais buscados pelo público que deseja comprar um imóvel de luxo, estão: varanda gourmet (19,9%), ampla área de lazer (11,9%) e alto padrão de acabamento (11,9%). "Com o trabalho em home-office, os filhos em aula virtual na maior parte do tempo, e sem poder fazer as viagens de costume, as pessoas passaram a desejar mais espaço, conforto, e algo que trouxesse uma distração no meio do caos, como um jardim ou um espaço para admirar o céu", finaliza Frachetta.

Sobre o Apto
Fundado em 2015 pelo executivo Alex Frachetta, o Apto é uma plataforma 100% online que conecta com assertividade potenciais compradores de imóveis novos a empreendimentos e construtoras e imobiliárias. O objetivo da startup é atuar como um shopping de residências recém-lançadas, em processo de apresentação da planta ou prontas para morar. Tendo mais de 100 construtoras e imobiliárias como clientes, a empresa está presente em todas as capitais e nas principais cidades do Brasil.