Advertisement

iCertus e Econt desenvolvem plataforma contábil para ajudar profissionais da área com foco em pequenas indústrias

Fábio Ieger e Felipe Varejão, CEO e líder de vendas da iCertus, falam sobre o sistema que torna o trabalho de contadores que atuam com as pequenas indústrias mais ágil

Desde muito tempo o serviço de contabilidade é entendido de uma única maneira, com o objetivo de trazer mais conforto para pequenos empresários, que podem ter mais tranquilidade para realizar as atividades do dia a dia sem se preocupar com as burocracias do setor. No entanto, as indústrias não possuem a mesma tratativa, uma vez que as burocracias passam a ser ainda maiores.

Visando a melhor resolução deste problema, a iCertus, em parceria com a Econt, criou uma nova plataforma digital para facilitar o tratamento dessas indústrias através das contabilidades tradicionais. "Embora atualmente existem outras ferramentas de solução contábil, elas atendem muito bem o varejo e pequenos negócios, no entanto as indústrias ainda não possuem um recurso que possa ajudar a performar essa área da melhor maneira possível", conta Fábio Ieger,  CEO da iCertus.

Atualmente a startup oferece uma série de produtos voltados para a gestão de crédito, mas o objetivo é ir além, buscando integrar a solução de gestão com a área contábil, tornando a relação da indústria com a contabilidade mais transparente e principalmente ágil.

Um exemplo comum do processo é o lançamento e classificação de notas individuais. As notas são geradas pela empresa e encaminhadas para a contabilidade, que classifica uma a uma e nem sempre estão corretas. Esse procedimento pode levar um longo tempo para ser executado. A proposta da iCertus e da Econt é encurtar esse caminho fazendo o processamento de todas as notas lançadas em um único arquivo, que serão devidamente classificadas para que tudo ocorra da forma correta.

"A integração do módulo fiscal inclui todas as notas fiscais da indústria, de entrada e saída. Todas as notas de entrada são classificadas diretamente pela plataforma, porque entender se determinado produto é para consumo ou para revenda, se é necessário adicionar algum tipo de tarifa sobre a nota, é uma das principais dores dos contadores atualmente. Com isso, o indispensável é fazer a apuração das taxas", revela o CEO.

O projeto já foi implementado em uma contabilidade e deve ser expandido nos próximos meses. Segundo Felipe Varejão, líder de vendas da iCertus, essa integração é excelente para as pequenas indústrias, uma vez que elas possuem uma demanda diferente do varejo comum. "O auxílio de uma boa contabilidade é fundamental para um olhar estratégico, não somente na redução de custos e otimização do trabalho desenvolvido pelas indústrias, mas para vantagem competitiva", ele explica.

A plataforma pode ser utilizada por qualquer contabilidade, sendo que a integração depende unicamente do sistema utilizado pelos contadores. A iCertus realiza todo o processo de integração com o software contábil.

Fábio Ieger é empreendedor e apaixonado por tecnologia. Administrador de empresas, sabe o quanto é desafiador o dia a dia para manter um negócio em atividade em um país com instituições financeiras que em nada ajudam o pequeno e médio empresário. Para levar soluções sustentáveis e realista a esse público, fundou a fintech CERTUS, que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimo e capital de giro para os que mais necessitam de ajudam, e esbarram em análises injustas. Para mais informações, acesse https://www.certus.inf.br/

*Felipe Varejão é  líder de vendas SaaS em startups escaláveis e head de vendas da iCertus

iCertus

O iCertus proporciona ao usuário uma experiência agradável e intuitiva, utilizando ícones de fácil compreensão, com telas simplificadas e com todas as informações em um só lugar. Com relatórios de fácil compreensão, auxilia na tomada de decisões. Agregado a isso, diversos serviços financeiros, como antecipação de recebíveis e empréstimos de capital de giro. A cada dia, a empresa inova e inclui a inteligência artificial para ajudar cada vez mais a pequena indústria. Recebeu investimentos da Bossa Nova, de João Kepler e Pierre Schurmann; e da IVP, de Fabricio Bloisi e Bruno Rondani e João Bezzera, ex-CTO Itaú; Poli Angels, de Rozallah Santoro, Marco Poli, entre outros, além de passar pela aceleração da Baita Aceleradora, na Unicamp. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/ ou pelo ig @icertus