Advertisement

Hidra Podcast destaca os tombos e as cachaças da jornada empreendedora no Brasil

Educação para negócios é o mantra do Hidra Podcast. Apresentado por Mariana Fonseca e Pedro Hércules, o podcast traz bate-papos com empreendedores que criam e crescem na incerteza; em conversas sobre a vida real, os convidados compartilham aprendizados de quem faz acontecer no Brasil. Um verdadeiro MBA em 1h30, disponível em todas as plataformas de áudio e vídeo.

2021 | Há mais de sete anos, os irmãos mineiros Mariana Fonseca e Pedro Hércules acompanham a jornada de empreendedores brasileiros, pesquisando inovações, estudando negócios, avaliando mercados e selecionando startups para aceleradoras, incubadoras e investidores. Ao verem de perto as estatísticas de mais de 5 mil negócios de impacto – e entrevistar mais de 600 empreendedores para o Mapa Nacional de Negócios de Impacto– chegaram à conclusão de que há muito conhecimento não compartilhado nesse mercado. Da demanda de compartilhar histórias, inspirar e apontar caminhos para os resilientes que estão empreendendo ou buscando entender melhor alguns mercados, nasceu o Hidra Podcast.

Do universo do café premium e chás funcionais ao mercado de saúde, criptomoedas e inteligência artificial, o Hidra Podcast tira dúvidas, fala verdades, pergunta sobre desafios de hoje para quem na rua está fazendo acontecer. ESG e negócios de impacto também são pautas recorrentes nas plataformas do podcast, que tem conteúdo disponível em todas as plataformas Youtube, Spotify, Google e Apple Podcasts. (https://linktr.ee/hidrapodcast ).

"Há muito espaço para aprender com os tombos e com as cachaças de outros empreendedores. Boa parte do conteúdo de negócios apresentado ao público fica na teoria ou muito distante da maioria dos empreendedores que não frequentam ambientes de negócios muito elitizados", explica Mariana Fonseca que é futurista, jornalista e especializada em negócios de impacto positivo (e uma das cabeças do Hidra Podcast). "A crença do Hidra Podcast é que para empreender com sucesso não basta só ter visão. Também é preciso saber ouvir. Aprender os conceitos aplicados na prática faz toda diferença, cada episódio vale um MBA!", completa.

Na primeira etapa da jornada de entrevistas, destaque para nomes fortes e de sucesso como Desinchá, Wäls e K-Happy, Coffee++, Gama Academy, Iron Biker Brasil, Conta Black, Singu, Coinext, Grupo 3778, Agrosmart, e Linte – empreendedores que dão aula de inovação e negócios. "Sucesso é algo que vem com o tempo. O que a gente faz é economizar alguns anos de aprendizagem", explica Pedro Hércules, economista e analista de investimentos, mais uma cabeça do Hidra Podcast. "Ninguém melhor do que os próprios empreendedores que tiveram a ideia e tiraram do papel, suaram, sorriram e choraram por conta de suas visões para nos mostrar seus aprendizados, falar dos desafios e apontar tendências do mercado. Tem sido uma aula ter essas conversas em profundidade com os empreendedores", afirma.

 De onde vem o nome Hidra?

Nassim Nicholas Taleb é quem inspira o conteúdo do Hidra Podcast, o autor de Anti-frágil, coisas que se beneficiam com o caos, apresenta a criatura mitológica da hidra como um ser que, diante do caos, fica mais forte. Na história, a hidra tem a capacidade de, toda vez que perde uma de suas cabeças, fazer nascer outras duas no lugar. Para as cabeças do Hidra Podcast – Mariana e Pedro – o talento de se crescer e se reinventar com o caos é o principal talento dos empreendedores brasileiros.

Para além dos empreendedores, o Hidra Podcast tem como "olheiros" os investidores em busca de bons negócios e, especialmente, bons empreendedores por traz desses negócios. Um dos modelos de monetização do podcast se dá via parceria com a academia, em busca de construir cases bem-sucedidos de referências para estudos e, principalmente, de investidores do mercado em busca de suporte em originação e compreensão de mercados emergentes.

__SOBRE OS ÂNCORAS

 Mariana Fonseca | FUTURISMO, TECNOLOGIA E IMPACTO POSITIVO

Jornalista e futurista, Mariana Fonseca é cofundadora da Pipe.Social – maior vitrine de negócios de impacto no Brasil – e da Mariposa, produtora de conteúdos sobre tendências, futurismo, tecnologias e impacto. Tem diploma em Mídia e Internacionalização pela Universidade Panthèon Assas (Paris, França); formações em Tecnologias Exponenciais e Inovação pela GSP14 Singularity University (Vale do Silício, Estados Unidos) e pelo TIP, Hebrew University (Israel). Possui formação em especializados como o Creating Shared Value (Harvard Business School); fez parte do board do Girls in Tech Brazil. Foi editora-assistente do Le Monde Diplomatique Brasil e trabalhou com engajamento cívico para a Webcitizen. Conduziu palestras no TEDxSP e TEDxAmazônia.

Pedro Hércules | ANALISTA DE NEGÓCIOS E INVESTIMENTOS

É economista pelo Insper e pela Universidade de Columbia, tendo se formado com Menção Honrosa. Trabalhou com Wealth Management & Services no Itaú, Bradesco e Citi, se dedicando às áreas de Private Banking e Corretora. Foi sócio da Kiron Capital, gestora de fundos de investimento em ações. Antes, trabalhou com comércio exterior e engajamento cívico. Desde 2018 tem colaborado com a Pipe.Social em projetos de seleção e análise de negócios, tendo entrevistado mais de 200 dos principais negócios de impacto brasileiros, e em pesquisas com destaque para o Scoring de Investimentos de Impacto. Foi aluno do filósofo Sir Roger Scruton e desde 2020 é membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.