Advertisement

EVENTO EM MARICÁ COMBATE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E EXALTA MATRIARCADO E ANCESTRALIDADE AFRICANA

Procurando combater a intolerância religiosa e combater o racismo e principalmente violência contra a mulher, o Afrikerança projeto do grupo Matriarcado Ancestral do Brasil, fará no próximo sábado, dia 27, a 2º edição do Afrikerança, desta vez a cidade escolhida para sediar o evento é Maricá, na Região Metropolitana do Rio, das 9 às 18h.

“Nos reunimos neste momento de tantas perdas à Grande Mãe Terra - assim como todas as mães – que precisam de grandes quantidades de bênçãos em forma de amor, acolhimento, troca de saberes e energia vital”, aponta a  Ìyálode Ojéwunmi Rosângela D'Yewa, idealizadora e coordenora do evento. 

A comitiva de Matriarcas é formada pelas  Iyalode Ojéwunmi Rosângela D'Yewa, Iyakekere Penha de Yewá, Mãe Moema de Yemonja, Marcia Davila D'Osun, Iyaloriṣa Maristela de Oṣun, Mãe Deusa de Bessen, Yalorisa Juçara de Yemonja, Ìyámoro Regina de Oyá e Mãe Mônica de Aganjú.

 

Neste dia a meta é desenvolver um novo comportamento psicossocial pós-crise pandêmica, a partir de saberes e diversidades de conhecimentos ancestrais, valorizando o papel da mulher, mãe biológica ou não, neste momento  onde a sororidade e a solidariedade são a base da reconstrução de uma nova realidade.

Afrikerança no calendário do estado

A primeira edição, que ocorreu no dia 10 de outubro em São Gonçalo foi tão marcante que todo dia 10 de outubro será o Dia do Áfrikerança: Matriarcado Ancestral do Brasil, uma surpresa organizada pelo deputado estadual Átila Nunes (PMDB), que 12 dias após a primeira edição do evento, emitiu o projeto de lei nº5036/2021 para instituir no calendário oficial do Rio de Janeiro, a efeméride.

O foi enviado às Comissões de Constituição e Justiça: de Cultura, de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião ou Procedência Nacional; de Defesa dos Direitos das Mulher; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. O objetivo é mostrar a importância da celebração da vida e a herança cultural de matriz africana. A intenção é que o dia seja marcado com caminhadas, palestras, simpósios, distribuição de informativos e campanhas na mídia.

Sendo aprovada pela Alerj, será a quarta data comemorativa do calendário que contempla pessoas pretas, sendo as quatro primeiras: Vinte e um de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial;  Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, dia 20 de Novembro; Dia da Consciência Negra. 

PROGRAMAÇÃO
09h: CREDENCIAMENTO E COFFEE BREAK
10h: ABERTURA - Apresentação do Comitê Matriarcal Ancestral do Brasil, dirigida pela Iyalodè Abiwerw Ojewinmi Rosangela D’Yeuwa Awurela - Apresentação da História do Matriarcado no Brasil. 
11h: PALESTRA - Protocolos para Retorno Seguro das Atividades em Terreiros – Biól. Cristiano Ferreira Cruz – Dofonitinho D’Oxum 
11h: DANÇA AFRO 
12h: INTERVALO PARA ALMOÇO 
14h: DANÇA DE JONGO 
14h: PALESTRA - Terreiro Sustentável – Luciana Carneiro 
15h: APRESENTAÇÃO DAS YALORIXÁS 
16h: ENTREGA DE MOÇÕES 
16h30: APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA 
17h: INTERVALO PARA LANCHE 
17h: CULTO ECUMÊNICO 
18h: ENCERRAMENTO COM XIRÊ

 

SERVIÇO
2º Afrikerança - Matriarcado Ancestral do Brasil

Local: Arena do Flamengo (Av. Roberto Silveira, sn, Flamengo - Centro de Maricá), de 09h às 18h.

Para acompanhar as atividades do Grupo Matriarcado Ancestral do Brasil, acesse: https://www.facebook.com/iyalodeojewunmirosangeladyewa