Evento aconteceu de forma híbrida e premiou 86 trabalhos de ensino superior e médio com valor acadêmico e/ou potencial mercadológico
O CREA-RJ promoveu na última quinta-feira (11/11) a cerimônia de entrega do IX Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos. O evento aconteceu de forma híbrida e contou com a presença do presidente do CREA-RJ, Luiz Cosenza; do Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Conselho Federal, Jorge Luiz Bittencourt da Rocha; do Pró-reitor de Graduação do Instituto Militar de Engenharia, professor Carlos Ferreira; do Vice-reitor da UERJ, Mario Sérgio Alves; do decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, professor Walter Suemitsu; e do Diretor Financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RJ, Luiz Antônio Fonseca Punaro Baratta. A cerimônia foi realizada na sede da entidade, no Centro do Rio de Janeiro, e acompanhada por todos os premiados e seus familiares de forma online pela WebTV da instituição (canal YouTube do CREA-RJ).
Com o tema A Tecnologia superando barreiras em prol da vida, a edição deste ano fez uma homenagem às universidades públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro, assim como a algumas escolas técnicas, que num esforço conjunto para combater a pandemia da covid-19, foram incansáveis e desenvolveram diversos projetos para auxiliar os profissionais da saúde.
Vale ressaltar que objetivo do Prêmio de Trabalhos Técnicos e Científicos do CREA-RJ é valorizar professores e estudantes, reconhecendo os esforços daqueles que contribuem para a construção do acervo científico e tecnológico nessas áreas, em espaços de referência para a produção de novos conhecimentos.
O presidente do CREA-RJ, Luiz Cosenza destacou que o prêmio é um reconhecimento dos trabalhos dos estudantes e também vem parabenizar as instituições que formam esses profissionais. "Essa garotada tem uma facilidade muito grande para trabalhar com aquilo que é mais importante hoje em dia, que é TI, tecnologia, informática. Eu espero que, no ano que vem, a gente possa voltar a fazer todo o evento presencialmente, como era até 2019. Que a gente possa ter o prazer de ter todos os estudantes agraciados aqui novamente", declarou.
Desta 9ª edição da premiação foram contemplados 86 trabalhos, de 116 autores, de 17 instituições de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Foram trabalhos de conclusão de curso - monografias, dissertações e teses - apresentadas em instituições de Nível Superior - na graduação, mestrado e doutorado -, e também nível médio, com valor acadêmico e/ou potencial mercadológico, nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.
De acordo com o Pró-reitor de graduação do Instituto Militar de Engenharia (IME), professor Carlos Ferreira, o prêmio é de suma importância para a área acadêmica porque valoriza os trabalhos que são realizados. "É um incentivo a mais para que os alunos possam participar intensivamente dos trabalhos acadêmicos, tanto os de final de curso como os de pós-graduação. E o IME vem participando há anos dessa iniciativa do CREA com o maior número possível de trabalhos. É uma iniciativa louvável e, para alunos da graduação, ter no currículo o Prêmio CREA é de suma importância", declarou.
O Vice-reitor da UERJ, Mario Sérgio Alves, por sua vez, fez questão de destacar o papel da educação, da ciência e da tecnologia para toda a sociedade: "Estamos vivendo uma situação mundial em que ficou demonstrada a importância da ciência e da tecnologia. Então, qualquer evento que crie facilidades para os pesquisadores, que valorize a pesquisa, a ciência, como o Prêmio CREA, é extremamente importante".
O professor Walter Suemitsu, decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, também ressaltou que o Prêmio de Trabalhos Técnicos e Científicos do CREA-RJ incentiva estudantes e professores a se aprimorarem cada vez mais, a fim de atingir a excelência na pesquisa. "Este é um momento muito importante porque a educação, a ciência e a tecnologia não têm sido valorizadas. É preciso ressaltar a importância da educação para o desenvolvimento do país e, nesse contexto, essa premiação é ainda mais importante. Nenhum país se desenvolve sem investimento em educação e pesquisa".
"Com esta 9ª edição da premiação, o CREA-RJ, mais uma vez, prestou homenagem àqueles que desenvolvem trabalhos e pesquisas que ajudam a alavancar o progresso de nosso estado e de nosso país", afirmou a engenheira Carmen Petraglia, coordenadora da Comissão de Educação do CREA-RJ.
Os premiados receberam certificado e troféu, que serão a eles enviados agora, pelo CREA-RJ. Seus trabalhos também estão publicados em e-book. Orientadores, coorientadores e avaliadores dos trabalhos receberam, por sua vez, certificados de Menção Honrosa.