Advertisement

Com foco na inclusão social, Bibi lança calçado para todas as crianças, em parceria com doutora em Biomecânica


• O tênis "Bibi para todos" foi desenvolvido com embasamento de estudo científico feito pela Dra. Eliane Fátima Manfio

• Voltado para todas as crianças, tênis também é indicado para quem faz uso de órtese

Parobé (RS), outubro de 2021: No mês das crianças, a Bibi apresenta ao mercado um produto que pode ser usado por todas as crianças, inclusive as que fazem o uso de órtese, dispositivo que serve como suporte para o tornozelo e pé, auxiliando a manter e controlar a posição e os movimentos funcionais dos pequenos com limitações físicas ou alterações motoras de origem neurológica. Chamado de "Bibi para todos", o projeto científico do tênis foi desenvolvido pela Dra. Eliane Fátima Manfio, doutora em Biomecânica, especialista em tecnologia e conforto do calçado e tecnologia assistiva, diretora e pesquisadora da BIOMEC FPM. O objetivo do produto é oferecer para as crianças que usam órtese um calçado na numeração adequada, respeitando às suas necessidades, que oferece ludicidade, conforto, leveza, segurança e facilidade no calce, contribuindo assim para a locomoção, crescimento, desenvolvimento saudável e independência da criança.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 7% da população brasileira conta com alterações motoras e deficiências, sendo que 1% são crianças de 0 a 14 anos. Quando levamos em consideração a faixa etária de 5 a 9 anos, no País existem 15 milhões de crianças, sendo que 150 mil possuem tais alterações. Levando em conta todo este cenário, a Calçados Bibi e a Dra. Eliane Fátima Manfio se uniram para desenvolver um calçado que possa ser utilizado por todas as crianças, independentemente das condições de locomoção, sejam elas com e sem alterações motoras de origem neurológica, contribuindo para a melhora da funcionalidade, proporcionando autonomia nas atividades diárias e desenvolvendo aspectos lúdicos.

Grande parte das vezes, os pequenos que fazem uso de órtese têm dificuldade para encontrar um calçado adequado. Dessa forma, os pais precisam investir em numerações três ou quatro vezes maiores, o que pode comprometer a locomoção e coordenação das crianças em atividades diárias. Após dois anos de pesquisa, foi possível chegar a um tênis que proporciona leveza ao caminhar, conforto para adequar o pé e a órtese no calçado, a ludicidade por meio de um tênis funcional que a própria criança pode calçar sem dificuldades, na sua própria numeração, além de contar com materiais não-tóxicos.

"O calçado poderá ser utilizado por crianças, sem e com alterações motoras, promovendo assim a inclusão e não a exclusão como, infelizmente, ocorre no caso de calçados ortopédicos para o público infantil. Por meio de avaliações biomecânicas, que envolveram a locomoção e os pés, foi possível disponibilizar este modelo de tênis, contribuindo assim para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos de tecnologias assistivas em âmbito nacional, que considerem o impacto econômico, ergonômico, prático e funcional, para promover a melhora da marcha, a qualidade de vida, a saúde e a inclusão social das crianças com alterações motoras de origem neurológica. Este projeto também auxilia na prevenção do desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos secundários e, consequentemente, na diminuição ou retardo de procedimentos cirúrgicos", explica a Dra. Eliane Fátima Manfio.

O tênis "Bibi para todos" foi produzido com cano alto, para proporcionar mais estabilidade durante a locomoção. O modelo conta com a exclusiva palmilha Fisioflex, que proporciona a sensação de andar descalço, concedendo todo o conforto, liberdade e estímulos que os pezinhos precisam para se desenvolver da forma mais natural, saudável e livre possível. O cabedal foi desenvolvido em elastano, que tem melhor ajuste no pé e facilita o calce do calçado, com a parte interna em EVA, promovendo mais conforto. O solado também é em EVA antiderrapante, que traz uma leveza ao produto.

"Temos um orgulho imenso de fazer parte deste projeto que é, sem dúvida, um dos mais especiais que desenvolvemos ao longo dos nossos 72 anos de história, para todas as crianças serem crianças. Buscamos investir em ações que fortalecem o propósito da marca, que é fazer o bem para gerar boas lembranças. Por isso, iremos realizar a doação de alguns pares do calçado para crianças que participaram do projeto, além daquelas que fazem o uso de órtese e moram nas cidades de Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA), onde contamos com os parques fabris da Bibi", revela a diretora de Marca e Varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.

A novidade chega nas lojas da Bibi a partir do final de janeiro de 2022, em duas opções de cores: azul marinho e pink com detalhe holográfico. O tênis estará disponível na numeração que vai do 25 ao 37, e será vendido por R$ 299,90.

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças, a Bibi foi fundada em 1949 e é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A empresa é ainda pioneira na certificação do Nível Diamante do Programa origem Sustentável, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.