Advertisement

Programa do Sebrae Rio visa acelerar negócios de alto impacto

ScaleUp impulsiona crescimento econômico de empresas, por meio de consultorias, mentorias, workshops temáticos e encontros de negócios

 

Estão abertas as inscrições para a seleção do programa ScaleUp Sebrae, que visa acelerar negócios de alto impacto que tenham sede no Estado do Rio de Janeiro. O programa tem início em outubro e dura oito meses, com prazo de conclusão em maio de 2022. Vinte empresas serão selecionadas e para participar do processo seletivo é necessário possuir CNPJ ativo de ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte); o modelo de negócio precisa ser escalável e inovador; ter tido crescimento de 20% no faturamento ao ano, nos últimos três anos; e o empreendedor precisa ter um perfil voltado ao crescimento e à inovação. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://sites.rj.sebrae.com.br/scaleup/

Voltado para empresas que estão prontas para enfrentar o desafio de crescer e escalar, o Programa ScaleUp Sebrae começou em 2016. Nesta época, de acordo com o IBGE, existiam no Brasil, aproximadamente, 20 mil empresas de alto impacto, que ocupavam 2,7 milhões de pessoas assalariadas, o equivalente a 8,3% das pessoas ocupadas no país. E, de lá pra cá, a necessidade de mudanças fez com que pequenos negócios já nascessem ambiciosos, com pensamento global, atentos às tendências tecnológicas e abertos à inovação. Esse perfil de empresa tem grande característica a gerar alto impacto.

É o caso da empresa de Gustavo, que mesmo em plena pandemia, não pensou duas vezes e participou do processo seletivo do ScaleUp 2020 e foi selecionado para participar do programa. Ele trabalha com Inteligência de Dados, Geolocalização e Big Data e está expandindo para a área de Inteligência Artificial. Com o programa, Gustavo encontrou mais que novos clientes. “Nós vimos uma oportunidade de entender se estávamos, de fato, realizando as melhores práticas para cada área que trabalhamos e, também, de fazer networking e tudo foi muito proveitoso. Recebemos bastante conteúdo, que começamos a aplicar na empresa, em função do ScaleUp”, conta o empreendedor Gustavo Furtado.

“Um dos principais desafios das empresas fluminenses é se manterem competitivas em um mercado onde as mudanças ocorrem continuamente. Neste último ano, todos experimentaram mudanças radicais em seus negócios. A busca por conhecimento sobre o mercado e a utilização de ferramentas atuais de gestão proporcionam ao empresário meios para crescer. O Programa ScaleUp proporcionará aos empresários participantes novos conhecimentos que os impulsionará para a melhoria de seus negócios”, destaca Flávia Maria Lima, analista do Sebrae Rio.

O programa de aceleração apresenta resultados incríveis: juntas, as empresas participantes das turmas anteriores já registraram aumento de 200% em faturamento e geraram mais de 500 novos empregos. Os selecionados desta edição recebem um subsídio de 82% no valor do programa, fazendo com que seu investimento fique em R$ 2.500, que pode ser dividido em até 12 vezes no cartão de crédito.