Três turmas participam de aulas práticas e teóricas; iniciativa é para prevenção e segurança dos profissionais e pacientes  


A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove um curso de Brigada Voluntária de Incêndio para os profissionais do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori e da UPA. O curso teve início na última sexta-feira, dia 17, e seguirá nos próximos finais de semana para três turmas de profissionais. A primeira turma de profissionais voluntários participou de uma aula teórica, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itatiaia e Resende, no último dia 17. Já a aula prática para este grupo aconteceu no último sábado, dia 18, no estacionamento do Hospital de Emergência.  


A programação segue nas próximas sexta-feira e sábado, nos dias 24 e 25 de setembro, para mais uma turma de voluntários do Hospital de Emergência. Já nos dias 1º e 02 de outubro, será a vez dos profissionais da UPA participarem de forma voluntária do curso de Brigada de Incêndio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as aulas teóricas acontecem no auditório da CDL e as práticas são no estacionamento do Hospital de Emergência, no bairro Jardim Jalisco.  


-Este curso voluntário de Brigada de Incêndio foi uma iniciativa tomada pela própria administração do Hospital de Emergência, como forma de prevenção e segurança para os profissionais e também para os pacientes. As equipes perceberam que devido aos casos de incêndios já noticiados em unidades de saúde pelo país, é importante capacitar nossos profissionais para possíveis casos de incêndio. Assim, evitamos que aconteçam acidentes graves e melhoramos a qualidade de atendimentos nas nossas unidades de saúde como o Hospital de Emergência e a UPA – disse o secretário de Saúde, Tande Vieira.  


Vale destacar que estão previstas para este curso cerca de 60 pessoas voluntárias do Hospital de Emergência e cerca de 20 voluntários da UPA. Participam profissionais de todas as categorias das unidades, como enfermeiros, psicólogos e porteiros.  


A empresa que capacita as equipes é credenciada pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado.  


Melhorias desde 2017  

A gestão municipal iniciou, ainda em 2017, um processo de recuperação e modernização de toda a rede elétrica do HME. No início da atual gestão, inclusive, a unidade enfrentava muitos problemas. As modernizações, desde então, são constantes na parte elétrica do hospital. Além de todo investimento para melhorar a estrutura física e tecnológica do HME, a gestão municipal trouxe uma nova e mais potente subestação de energia, para atender as demandas da unidade.