Município conquistou, ao todo, 33 medalhas de ouro, 59 de prata e 23 de bronze na MOBFOG e mais três medalhas na OBA  


A rede municipal de educação de Resende está em festa pelo desempenho dos alunos na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) nas edições de 2021. O município conquistou um total de 115 medalhas, sendo 33 de ouro, 59 de prata e 23 de bronze na MOBFOG e mais três na Olimpíada, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. 

As competições reúnem alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, de todo território nacional. A MOBFOG tem como principal objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e este ano realizou o evento de forma presencial, com lançamentos de foguetes reais, mas também com recursos para o lançamento virtual de foguetes. 

No projeto, o aluno constrói individualmente foguetes e realiza o lançamento, a partir de uma base, para o mais distante possível. A premiação em medalha varia de acordo com a distância alcançada pelo foguete. A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, contidas em todo território nacional. 

As escolas da rede municipal de Resende que se destacaram no município foram:  E.M. Geraldo da Cunha Rodrigues, CIEP 489 Augusto de Carvalho, E.M. Governador Roberto da Silveira e a E.M. Jorge Miguel Jayme. Os projetos medalhistas na competição contaram com o acompanhamento de diversos professores da rede municipal, que acompanharam os alunos no processo de preparação. 

Se a Mostra Brasileira de Foguetes lida diretamente com trabalhos práticos, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica consiste na aplicação de uma prova escrita, que testa os conhecimentos dos alunos. Nesta competição, as três medalhas para Resende também significam um bom resultado para a educação municipal. 

- Nossos alunos estão de parabéns pelo desempenho e pelas medalhas conquistadas nas competições. Também temos dezenas de professores a parabenizar pelo bom trabalho feito ao conduzir esses alunos. A rede municipal de Educação do município está cada vez mais reforçada e bem cuidada, com escolas sendo reformadas, ampliadas ou revitalizadas, com muitas novidades que deixam os alunos mais confortáveis e em melhores condições de aprendizado. Ainda teremos muitas boas notícias como essa pela frente – celebrou a secretária municipal de Educação, Rosa Frech. 

Os professores responsáveis por auxiliar os alunos no processo de preparo para as competições foram: Poliana Rodrigues de Almeida, Aline Mendes Muni, Ana Cristina Palmeira Nogueira, Roberta Maria de Macedo, Glaúcia Veiga Ramos, Adriana de Souza Machado, Luana Mesquita Zikán França,  Sabrina Cota da Silva Ticon, Ana Paula de Aquino Pedrosa Santos, Daniel Roberto da Silva, Dilma Marques da Silva, Eliane Dos Santos Rosa Barbosa, Eliane Dos Santos Rosa Barbosa, Eliane Moreira Soares Van, Ivonete Barbosa Alves Barreto,  Jerusa Dia Santos Martins, Ligia Maria Monteiro da Silva Fujino, Michele Ketruin Stelzer, Silvia Luciana de Souza Costa Texeira, Silvia Mendonça Soares, Tiago Alves da Silva, Jaqueline Dos Santos Martins, José Luiz Quimente Oliveira Junior, Lady Regina Oliveira Marques, Renata Carvalho Santos de Matos, Rosa Alice da Silva Coelho, Simone Carvalho de Vellasco, Thais Alves de Araújo Couto e  Viviane Cristina Pires Maia