Prefeitura de Barra Mansa promove Mutirão do Crédito Rural






A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, esteve presente nesta quarta-feira, 25, na sede da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), juntamente com a Secretaria de Agricultura e o Sindicato Rural para elaboração de projetos referente a liberação do crédito rural para os produtores atingidos pela chuva de granizo que ocorreu no município há dias atrás.

Segundo Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a chuva que caiu trouxe muita perda aos agricultores. “Houve uma perda quase que total em muitas propriedades e o momento já é delicado, já é difícil no campo, na produção no geral e, com isso, fomos nos reunindo com os produtores para buscar alguma solução, algum caminho para que eles pudessem se reerguer, se sustentar e voltar a plantar novamente. Atrás da planta, atrás de uma lavoura, de um pé de verdura, existem famílias, existem empregos, existe economia e desenvolvimento social, então viabilizamos junto ao Prefeito Rodrigo Drable, junto da Emater e do Governo do Estado, através do secretário de Agricultura do Estado, Marcelo Queiroz a linha de crédito”, e acrescentou:

- Nós conseguimos trazer o mutirão de crédito para dentro do distrito, onde foi afetado, isso está sendo importante para os produtores, devido ao custeio, que vai ser mais acessado. Além da associação também estar promovendo para eles o investimento da estufa, o plantio coberto, que é para no futuro estarem prevenidos. Nós estamos reagindo tão rápido quanto a chuva, já estamos chegando com o crédito para o agricultor para que ele volte a alavancar seus negócios e para que nós consigamos ter novamente produtos de qualidade, produtos frescos nas nossas mesas e eles possam manter sua atividade.

Antônio Paz, supervisor local da Emater de Barra Mansa falou sobre a ação. “Esse é um programa do Governo do Estado vinculado a Secretaria de Agricultura do Estado, chamado Agrofundo, que é uma linha de emergência para ajudar os pequenos produtores. Hoje estamos aqui fazendo um esforço concentrado para tentar cadastrar o máximo de produtores para conseguir levantar a demanda de recursos necessários para atendê-los. Feito isso, o recurso será liberado pelo estado para podermos elaborar os projetos e passar para os produtores para que eles tenham acesso ao recurso e possam atuar nas propriedades, tentando amenizar as perdas que aconteceram”, declarou.

Thiago Tostes, produtor rural do distrito de Santa Rita de Cássia esteve no local se cadastrando para o programa. “Sou produtor de hortaliças no geral e essa chuva acabou com 70% da minha roça, mais da metade, só sobraram as estufas, um prejuízo tremendo. Estou muito feliz com esse programa pois vai nos ajudar muito, agradeço aos envolvidos”, concluiu.