Os indícios científicos apontam que mães que se vacinam na gestação garantem imunidade aos bebês que nascem e, bebês já nascidos, adquirem imunidade pela amamentação de mães vacinadas.
O requerimento atendeu a um pedido do grupo LactantesRJ, grupo de mães e especialistas que defendem a vacinação até 24 meses.
Outra reivindicação atendida do mandato do vereador Betinho Albertassi foi à realização do mutirão de Catarata em Volta Redonda. Desde 2020 o parlamentar cobra do Governo Municipal a realização das cirurgias. “Tenho trabalhado incansavelmente para que as cirurgias de cataratas sejam retomadas em nossa cidade. Desde o primeiro dia do atual governo fui enfático para que a prefeitura retomasse o mutirão para dar qualidade de vida à nossa população, principalmente a mais idosa”, frisou.
Segundo a prefeitura, os pacientes que têm encaminhamento médico para realizar o procedimento, incluindo os que já fizeram a cirurgia em um dos olhos, devem entregar a documentação no DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (antigo Hospital Santa Margarida), a partir desta segunda-feira, dia 28, de 8h às 16h. A empresa contratada utilizará um centro cirúrgico oftalmológico móvel, em um veículo adaptado, que ficará estacionado na Ilha São João, onde vai promover os atendimentos. Para o próximo dia 05, está programada a vistoria da Vigilância Sanitária no local. As cirurgias dentro da unidade móvel seguirão as medidas de prevenção à Covid-19 e as normas de higiene e seguranç ;a estabelecidas pela Vigilância em Saúde.
A cirurgia é um procedimento considerado simples para trocar o cristalino, embaçado pela catarata, por uma lente artificial. Em média, a intervenção dura entre 10 a 20 minutos.