Desta vez, o processo de triagem para a realização da castração será, exclusivamente, para gatos do bairro Vila Julieta


A Prefeitura de Resende segue com a castração de gatos no castramóvel instalado na Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta (Alvorada)O projeto itinerante dos castramóveis, desenvolvido pelo governo municipal, chegou ao local nesta segunda-feira, dia 17. Nesta edição, o processo de triagem para a realização do procedimento será, exclusivamente, para a população felina no trailer dentro do Parque Tobogãem virtude de medidas de cautela por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).


Devido à falta de insumos no País, a Saúde Animal do Município vem priorizando as cirurgias de emergência. No caso dos felinos, a cirurgia eletiva de castração continua possível devido à baixa complexidade da sedação necessária. As castrações são feitas entre 9h e 15h, de segunda a sexta-feira. Nos dois primeiros dias de projeto no Parque Tobogã, já foram castrados oito gatos. O outro castramóvel permanece prestando os serviços gratuitos em frente à Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Parque Minas Gerais, incluindo o atendimento aos animais dos Condomínios Gardênia e Tulipa, desde o dia 8 de março.


Em geral, os trailers são destinados para a castração das populações canina e felina das áreas mais afastadas e zona rural de Resende. O projeto é pioneiro na região e começou a funcionar em julho de 2020, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia. O projeto já percorreu as seguintes localidades: distrito de Vargem Grande; Fazenda da Barra II; Fazenda da Barra III; Fazenda da Barra I; Surubi Velho; e distrito de Engenheiro Passos. A seleção dos locais para a execução do projeto ocorre de acordo com a demanda, com base em levantamento promovido pela Secretaria Municipal de SaúdeSegundo o último balanço atualizado em 18 de maio deste ano, foram castrados 1.265 cães e gatos pelo projeto volante.


diretor-geral do Hospital Veterinário, Felipe Quinane, explicou quais são os critérios definidos para o atendimento dos pets nos castramóveis. “O projeto visa contemplar o público de toda a cidade, principalmente, nas áreas mais afastadas e na zona rural. Os castramóveis atendem, exclusivamente, cães e gatos com idade igual ou superior a seis meses, sem enfermidades, com exceção da população canina braquicefálica (focinho achatado ou curto). A partir da implantação do projeto no bairro onde o interessado reside, basta comparecer com o seu pet de estimação para a avaliação veterinária. No ato da triagem, é fundamental que o tutor do animal apresente documento com foto (maior de 18 anos) e comprovante de residência de Resende, especificamente da localidade beneficiada pelo castramóvel. Logo, a equipe do projeto agendará data e horário para retorno, quando o animal será operado. No ato da confirmação da data, a equipe também orienta sobre as condições do animal no pré-operatório”, lembra.


Os dois castramóveis, que foram fabricados em Botucatu, nos Estado de São Paulo, funcionam como trailers com toda estrutura necessária para o atendimento. Cada módulo possui quatro salas: uma de preparo animal; outra de antissepsia e paramentação; uma sala cirúrgica; e uma de recuperação e prescrição médica.