A nova ferramenta utilizada no sistema de ensino vai servir para conscientizar e combater o uso de drogas no Estado do Rio
O projeto do deputado federal Delegado Antonio Furtado de combate as drogas está ganhando proporções maiores e deve começar a percorrer todo o Estado do Rio. A palestra “A vida vale mais”, antes oferecida de maneira presencial nas escolas, agora conta com a modalidade híbrida, com participantes assistindo presencial e de maneira remota pela internet. A primeira experiência aconteceu, hoje (12/03), em Quatis e contou com, cerca de, 20 profissionais da educação e autoridades acompanhando presencialmente e mais de 200 educadores no formato remoto.
– Esse é um marco na história do “A Vida Vale Mais”. A pandemia modificou a maneira como agimos e nos relacionamos e por isso a necessidade de adaptar o projeto. Enquanto esperamos o “normal” voltar, os traficantes continuam aliciando menores para o mundo do crime. Não podemos esperar para trabalhar a conscientização. Com o modelo hibrido já adotado em muitas escolas do país, vamos conseguir levar a palestra para ainda mais cidades – comemorou o deputado.
Pela vasta experiência adquirida em anos como delegado de polícia, o deputado federal Delegado Antonio Furtado faz uma abordagem direta e prática sobre causas e consequências que acometem quem escolhe ingressar no mundo dos drogas. Com exemplos verdadeiros, consegue apresentar, de fato, o que é o mundo dos vícios e os caminhos que esperam por quem nele ingressa.
– A palestra é muito instrutiva e faz com que a informação chegue de maneira verdadeira a quem participa. É sempre bom ter pessoas que enfrentaram esses problemas no seu dia a dia demonstrando e detalhando como é feito, o que acontece. Ficamos gratos ao Deputado por colocar sua experiência e capacidade em prol dos moradores de Quatis e de todo o Estado – agradeceu o prefeito Aluísio d'Elias.
Trabalhar a prevenção das drogas no Estado já era um objetivo do parlamentar, que apresentou ao governador Cláudio Castro o projeto “Despertar”, que vai além da palestra A Vida Vale Mais. A princípio, tudo seria realizado de maneira presencial com a orientação de profissionais para atuar como multiplicadores. Com a nova proposta, o programa ganha o apoio da Rádio Roquette Pinto, do Rio de Janeiro, além do Governo do Estado.
– Antes, o projeto Despertar tinha uma configuração presencial e que está sendo mudado por conta da pandemia. Será montado um programa virtual com falas contra as drogas para ser acessado pelos alunos da rede pública e também disponibilizado às escolas particulares interessadas. Tenho certeza que será um projeto histórico. Além da pandemia da Covid-19, temos uma, dura anos e ainda não foi combatida, a das drogas utilizadas por crianças e adolescentes. Com essa ação, que já está sendo apoiada pela Rádio Roquette Pinto e pelo governador Cláudio Castro, certamente, teremos uma melhora da qualidade de vida dos moradores do nosso Estado – explicou o parlamentar.