Projeto de Lei aprovado na Câmara aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor



Foi aprovado, na sessão de terça-feira (03/03), o Projeto de Lei 20/2019, de autoria do vereador Fernando Martins, que disciplina e puni com multa ofensas e qualquer tipo de ação violenta, constrangedora ou vexatória a dogmas, crenças, imagens ou símbolos de qualquer religiosa.

– São muitas as manifestações de fé em nosso país. Não podemos aceitar que qualquer crença religiosa seja atacada ou ridicularizada em nossa cidade. A Lei não é para impedir a liberdade de expressão, mas para garantir que as pessoas não sejam atacadas ou ridicularizadas por manifestações que desrespeitem as diversas religiões – explicou o vereador Fernando Martins.

Para situações de descumprimento da Lei, será aplicado multa de 30 UFIVREs (Unidade fiscal de Volta Redonda), o que equivale a R$3.145. Além do valor em dinheiro a ser pago, o infrator ficará impossibilitado de realizar eventos públicos que dependam de autorização ou de “nada a opor” do Poder Público Municipal, por dois anos, nem poderá receber recursos com incentivo fiscal por cinco anos.

– Não podemos aceitar que pessoas tenham sua religião denegrida e desrespeitada. Estamos em uma época de buscar o respeito à diversidade. Se para trazer essa consciência é necessário punir quem prática, vamos aplicar a Lei – declarou o vereador Fernando Martins.