Advertisement

Ressocialização: Itatiaia firma parceria com Fundação Santa Cabrini


Objetivo é oferecer oportunidade de trabalho para 25 internos, que cumprem pena na Casa de Custódia de Resende
Um convênio assinado entre a Prefeitura de Itatiaia e a Fundação Santa Cabrini, do Rio de Janeiro, vai passar a oferecer oportunidade de emprego para 25 internos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), que cumprem penas na Casa de Custódia de Resende, localizada no distrito de Bulhões.
Na manhã, desta segunda-feira (02) o prefeito, Eduardo Guedes, se reuniu com diversos representantes para celebrar o início do projeto, em Itatiaia. Os apenados, que participaram de um processo seletivo, irão trabalhar em obras e reformas estruturais nas escolas e unidades de saúde do município.
Para o prefeito, Eduardo Guedes, o trabalho desenvolvido pela Fundação Santa Cabrini será de extrema importância, sendo passo essencial na reintegração social dessas pessoas através do reingresso no mercado de trabalho.
- Este é um projeto que batalhamos para implantar, uma parceria muito importante para nós. Se não oferecermos oportunidade para que essas pessoas se ressocializem, quem dará essa segunda chance? Estamos muito confiantes, ainda mais vendo e comprovando o quanto essa iniciativa tem dado certo em Resende, município vizinho. – afirmou Eduardo Guedes.
O Juiz da 1ª Vara Cível de Resende, Marvin Ramos Rodrigues Moreira, também participou da reunião e destacou que ser colocado novamente na vida em sociedade e com oportunidade, faz diferença para que o apenado não retorne à vida criminal.
 - Vai ser mais difícil uma pessoa empenhada e que tenha a oportunidade de trabalho, voltar para o crime. Firmar essa parceria é uma ação extremamente positiva, Itatiaia está fazendo um bem para muitas famílias. Temos visto os exemplos, em Resende e tenho certeza que aqui não será diferente: apenados que conseguiram essa oportunidade e saíram diferentes, e já estão inseridos novamente no mercado de trabalho – destacou Marvin.
Também destacou a importância do convênio, o subsecretário de Estado de Administração Penitenciária, Rafael Rodrigues de Andrade.
- Essa gestão está dando um grande passo para a ressocialização, contra o preconceito. Nós temos em torno de 54 mil presos no estado. O objetivo final é que não haja reincidência e essa oportunidade de inserir essas pessoas no mercado de trabalho novamente, faz toda a diferença. Itatiaia está de parabéns pela iniciativa – declarou.
De acordo com o presidente da Fundação Santa Cabrini, Darcy Luiz Azevedo, Itatiaia está abraçando um projeto social muito relevante.
- A administração municipal e os moradores têm muito a ganhar com essa parceria. E os benefícios acontecem tanto na questão da economicidade para os cofres públicos tanto para o aspecto social, que é o mais importante. O índice de reincidência no crime cai para 15% quando os apenados tem essa oportunidade de ressocialização. É uma segunda chance, uma oportunidade de recomeçar. Itatiaia está de parabéns e que essa ação venha servir de exemplo para outras prefeituras para que possam abraçar essa ação – disse.  
A reunião contou com ainda com a presença do vice-prefeito, Sebastião Mantovani, de secretários municipais, do diretor da Casa de Custódia de Resende, Eliel Ogawa. Representando o Poder Legislativo, estiveram presentes o vereador de Itatiaia. Dudu Pereira e da vereadora de Resende, Soraia Balieiro.
A Fundação Santa Cabrini
A Fundação Santa Cabrini foi criada em setembro de 1977 para gerir e promover o trabalho remunerado para os apenados intra e extramuros do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, a Fundação Santa Cabrini tem também como objetivo organizar atividades culturais, educacionais e artísticas, incentivando a ocupação criativa de detentos, seus familiares, dos presos em regime de livramento condicional e de egressos do sistema penitenciário.