Advertisement

Secretaria de Meio Ambiente esclarece como proceder as solicitações de poda e corte de árvores




Mesmo em áreas particulares, poda de árvore requer autorização do órgão



Com as constantes chuvas típicas da temporada de verão aumentam os riscos de queda de árvores em áreas urbanas e rurais. Diante dessa possibilidade, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, orienta os cidadãos sobre como solicitar as podas, leves ou drásticas, supressões (quando precisa cortar a árvore para construção de um imóvel residencial ou empresarial) e remoções de raiz, já que os procedimentos precisam de autorização do órgão, conforme determina a legislação ambiental, tanto federal quanto municipal.

- Em geral, não existe empecilho para o procedimento, no entanto, verificamos quais as condições que esta poda será realizada. Já com relação ao corte, é preciso comprovar os riscos e necessidades que a árvore representa. Em alguns casos, pedimos a compensação ambiental, ou seja, o plantio de outras árvores em substituição à supressão solicitada - explicou.

As demandas relacionadas à poda de árvores plantadas em áreas públicas, como praças, calçadas e avenidas, são prontamente realizadas. Quando se trata de galhos comprometendo a fiação elétrica, por medida de segurança, o pedido de serviço é encaminhado à concessionária de energia elétrica.



As situações de supressão para construção, o requerimento deve conter cópia dos mesmos documentos acrescidos do alvará da obra. Já os casos de avarias provocadas por quedas de árvores é analisada por um técnico.

Todos esses procedimentos, segundo Vinícius Azevedo, seguem as determinações do artigo III, Inciso XI, da Lei 3049/1998, que dispõe sobre a  política ambiental do município. 

As autorizações para poda e corte de árvores, assim como as licenças ambientais, devem ser solicitadas na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no quarto andar da Prefeitura, na Rua Luis Ponce, 263, Centro. O órgão funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 hs.

 Mais informações podem ser obtidas através do telefone da secretaria: (24) 2106 3406 – (24) 2106 3408.