Advertisement

RESENDE IMUNIZOU MAIS DE 1,6 MIL PESSOAS CONTRA O SARAMPO NO SÁBADO


‘Dia D’ contra a doença foi marcado pela grande procura de público com idade entre 30 e 59 anos



A segunda edição do ‘Dia D’ de vacinação contra o Sarampo foi considerado com saldo positivo pelas autoridades de saúde pública do município. Ao todo, 1.613 pessoas foram imunizadas no sábado, dia 15, quando todas as unidades básicas da rede municipal ficaram abertas de 8h às 17h para oferecer a vacina contra o sarampo. Outras 1347 doses de vacinas previstas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) contra outras doenças também foram aplicadas ao longo do dia.



De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a abertura dos postos no sábado busca atender as pessoas que não conseguem ir até as unidades durante a semana. Com a confirmação do primeiro caso na região em 2020 (uma pessoa de Barra do Piraí foi infectada) e também da primeira morte pela doença no estado neste ano (um bebê de oito meses morador de Nova Iguaçu), a procura pela vacina aumentou. Outro dado positivo é que a maior incidência de procura se deu entre pessoas com idade entre 30 e 59 anos. Justamente o público alvo que se mostrava mais resistente a comparecer aos postos. Esta faixa etária representou quase 75% dos vacinados.



Desde o início do ano, a Prefeitura de Resende vem tomando uma série de medidas e iniciativas para reforçar a barreira contra o sarampo. Foram duas edições do “Dia D” aos sábados e outras duas de postos abertos em horários estendidos nas quartas-feiras, de 17h às 21h. Novas mobilizações serão planejadas para que o máximo de pessoas sejam imunizadas.



Exames Preventivos

Também no sábado, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu mais uma edição do “Mutirão de Exames Preventivos” de 2020. Ao todo, 13 unidades de saúde ficaram abertas entre 8 horas e 16 horas para atender prioritariamente mulheres entre 25 e 64 anos. Foram feitos 104 exames e 22 solicitações de mamografia.



Apesar do público alvo prioritário, a Secretaria Municipal de Saúde atendeu todas as mulheres que foram até as unidades munidas do Cartão SUS. O mutirão deste sábado contemplou os seguintes pontos de atendimento: PSF Engenheiro Passos; PSF Morro do Cruzeiro; PSF Barra I; PSF Novo Surubi; PSF Morada da Barra; PSF Mauá; PSF Jardim Primavera; PSF Surubi Velho; PSF Jardim Alegria; PSF Itapuca; PSF Baixada da Olaria; PSF Manejo; e PSF Barra III



Os resultados dos exames têm previsão para ficar pronto entre 30 a 45 dias e pode ser retirado pela paciente no posto de saúde onde foi realizado.