Advertisement

QUATRO POSTOS VÃO ESTENDER HORÁRIO PARA FAZER EXAMES PREVENTIVOS E VACINAÇÃO




Unidades ficam abertas de 17 horas às 21 horas para atender principalmente quem trabalha no horário comercial



A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira, dia 05, uma importante iniciativa para mulheres que desejam fazer o exame preventivo ou para quem deve atualizar a carteira de vacinação de algum membro da família. Quatro postos de saúde funcionarão com horários estendidos para atender a parcela da população que não consegue ser atendido no período normal.



Dentro da ação, o PSF da Cidade Alegria (Caixa D'água), a Clínica da Família, o Posto do bairro Manejo e o PSF do Jardim Primavera estarão em funcionamento de 17 horas às 21 horas nesta quarta-feira. O exame preventivo tem como alvo prioritário mulheres entre 25 e 64 anos, mas a norma da Secretaria de Saúde prevê atendimento a todas as mulheres que foram às unidades com o cartão SUS. 



Os procedimentos ofertados envolvem uma série de exames, que são considerados fundamentais para um diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer no colo do útero, causando menores danos à saúde das mulheres.



Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma inclui o Papanicolau, teste físico das mamas e orientações do autoexame. O resultado do exame preventivo tem previsão para ficar pronto entre 30 a 45 dias e pode ser retirado pela paciente no posto de saúde onde foi realizado.



Vacinação



Além disso, os postos que ficarão abertos até mais tarde estarão também com o trabalho de atualização da caderneta de vacinação. A ação é importante para que toda a população tenha a chance de se imunizar contra doenças como sarampo e febre amarela, por exemplo.