Advertisement

Jovens de Volta Redonda relatam experiência no Rio Open de Tênis


Alunos visitaram os bastidores do maior evento da América Latina



Os vinte e dois jovens de Volta Redonda que participaram da capacitação do Projeto Rio Solidário para Produtores Mirins, ocorrido na última quinta-feira, dia 20, no Rio de Janeiro, relataram suas experiências no maior evento de tênis realizado no Brasil, o Rio Open. A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).



Para Júlia Rabelo, de 18 anos, foi uma oportunidade única. "Gostaria de agradecer a prefeitura por proporcionar essa experiência de ter uma perspectiva de futuro. Essas ações abrem portas para os jovens, principalmente os que vivem em vulnerabilidade econômica e em diversas circunstâncias. Foi muito especial, com muito aprendizado. Uma oportunidade única e espero que outras atividades como essas possam acontecer novamente”, disse.



A visita aconteceu em toda a extensão do evento com explicações gerais de como surgiu a ideia, sua importância econômica e empregabilidade no setor. Depois de toda a teoria e prática, os jovens das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Ação Comunitária (Smac), da Fundação Beatriz Gama, da Coordenadoria Municipal de Prevenção as Drogas e da Coordenadoria da Juventude, aproveitaram o espaço, assistindo às partidas com os maiores nomes da modalidade na atualidade.



Segundo Luiz Felipe Duque, que também participou do evento, a capacitação ajudou a ampliar horizontes. “Conhecer os bastidores possibilitou um entendimento maior da influência do esporte na sociedade, nas esferas econômicas, sociais e políticas, ampliando o horizonte sobre o mercado de trabalho e sobre a vida também”, contou.



O Projeto Produtor Mirim tem como objetivo levar jovens a conhecerem como se prepara os grandes eventos, desde a escolha do local, estruturas necessárias, tipo de público, trazendo ao jovem uma opção de renda extra. Para que os jovens possam participar da iniciativa é preciso ter interesse na área de produção, estar matriculado em escola da rede pública, mostrar interesse por áreas de marketing, publicidade, comunicação, cultural e esportiva. Os alunos receberam transporte, lanche, kit produção, blusas e acesso ao evento. O programa é destinado aos jovens de 14 até 18 anos para vivenciar os bastidores de grandes eventos esportivos



“Essa capacitação para os jovens de Volta Redonda vai, futuramente, possibilitar que eles possam trabalhar com eventos esportivos. Foi uma grande oportunidade. Esse é um grande evento de nível internacional com uma grande estrutura organizacional, além do contato que eles tiveram com grandes atletas”, concluiu a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares