Advertisement

EDIÇÃO 2020 DO PROJETO ‘PASSEIO HISTÓRICO’ COMEÇA NO DIA 06 DE MARÇO


Tour pelos pontos históricos será toda sexta-feira, exceto em feriados, com grupos de até 40 pessoas no período da manhã e da tarde

A edição 2020 do projeto “Passeio Histórico” já tem data marcada para começar: dia 6 de março. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). O “Passeio Histórico” pretende oferecer a grupos de alunos das redes pública e privada uma caminhada pelo Centro Histórico do município, contando sua história a partir de seus prédios, construções e monumentos.

Além dos pontos arquitetônicos da cidade, o público poderá conhecer os equipamentos culturais que integram a Casa da Cultura, como o Museu de Arte Moderna (MAM), a Biblioteca Pública Municipal Jandyr César Sampaio, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Arquivo Histórico Municipal, suas histórias, acervos e serviços.

De acordo com o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, o desenvolvimento do projeto beneficia, principalmente, a nova geração de resendenses, que vai conhecer com riqueza de detalhes a construção histórica da cidade onde mora. Ainda segundo ele, o percurso será limitado ao Centro Histórico, proporcionando um tour tranquilo e nada cansativo para que todos aproveitem da melhor forma.

O projeto idealizado pelo diretor do Arquivo Histórico, Angelo Tramezzino, é uma forma não só de incentivar a cultura para as novas gerações, mas de desenvolver nelas a afeição e a proximidade com nossos espaços culturais, como o próprio Arquivo Histórico, na Casa da Cultura. Esses alunos darão continuidade ao trabalho um dia. Conservar a história da Resende será uma responsabilidade passada para esses estudantes – explica Zaidan.

A oportunidade da visitação guiada aos principais pontos históricos também está aberta para outros grupos interessados, mediante inscrição prévia. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3354-6927, entre 13h e 17h, no Arquivo Histórico Municipal. O Passeio Histórico acontecerá toda sexta-feira, exceto em feriados, podendo receber grupos de até 40 pessoas no período da manhã, a partir de 9h, e da tarde, às 14h.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Thiago Diniz, o projeto acaba se tornando mais um atrativo para o turismo da região, já que pessoas de outros lugares também poderão agendar o passeio. “Quando você visita uma cidade em família ou entre amigos, é muito interessante saber um pouco mais sobre sua história, cultura local e todos os elementos que compõem essa construção. Levando isso em consideração, todos que vierem passar férias em Resende poderão conhecer em detalhes nossos pontos impregnados de história e cultura”, frisa.