Advertisement

RESENDE PARTICIPA DA CAMPANHA JANEIRO BRANCO


Ações buscam conscientizar e orientar sobre cuidados com a saúde mental



A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, preparou diversas ações de prevenção e conscientização da campanha nacional ‘Janeiro Branco’. Neste ano, a Superintendência Municipal de Saúde Mental está voltada para a saúde do servidor.



A programação do ‘Janeiro Branco’ conta com palestras e ofertará  serviços de saúde, como aferição da pressão arterial e massagem. Também há atividades previstas pelo Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com rodas de conversa com as equipes e nas salas de espera com os usuários. Segundo a coordenação do núcleo, será enfatizada a importância de um bom acolhimento das demandas emocionais. Nestas conversas, são abordados temas como: ansiedade, doenças psicossomáticas e a importância da prevenção e cuidados com a Saúde Mental.



No dia 27 de janeiro, haverá um evento no pátio administrativo da Prefeitura com a promoção da saúde emocional do trabalhador. A ação acontecerá de 12h às 17h e contará com espaço da beleza, profissionais tirando dúvidas sobre tratamentos psicológicos, massagem, exposição de cartazes, aferição da pressão arterial, serviços de nutrição, auriculoterapia e shiatsu. No dia 29, acontecerá uma palestra sobre a saúde emocional do trabalhador, às 8h30, nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB).



Também estão previstas para acontecer rodas de conversa sobre a promoção da saúde mental do trabalhador em diversas unidades de saúde do município. A primeira roda de conversa será no próximo dia 21, na Santa Casa, às 14h; no Hospital Municipal de Emergência será no dia 23, também às 14h. Os encontros também acontecerão nos seguintes postos de saúde: PSF Barra 3, no dia 22, às 14h e PSF do Bairro Cabral, localizado na rua 18, no dia 31, também às 14h.



A superintendente de Saúde Mental, Jéssica Pavone destaca a importância de se participar da campanha ‘Janeiro Branco’.



- A campanha é dedicada a mostrar às pessoas e a sociedade, que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portando, imperioso e necessário que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e cotidiano, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades alheias – salientou Jéssica Pavone.



A superintendente também orienta como a população pode cuidar da saúde mental.



- Respeitando nossos limites emocionais, nos conhecendo, conversando mais sobre sentimentos e pensamentos. Também tendo uma alimentação saudável e praticando esportes. Como também falar sobre nossos sentimentos e pensamentos é fundamental para saúde emocional – disse Jéssica Pavone.



Saiba como procurar ajuda:



A Prefeitura de Resende oferece diversos serviços gratuitos para a ajuda no tratamento de pessoas que sofrem com alguma doença:



- Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras drogas – CAPS AD, que atende adultos que sofrem com álcool e outras drogas.

Rua Madre Angélica, Jardim Brasília. Telefone: (24) 3360-5410. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 21h;



- Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Casa Aberta, que atende adultos com transtornos mentais e sofrimentos psíquicos graves.

Avenida General Afonseca, Vila Julieta. Telefone: (24) 3354-4893. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 21h;



- Centro de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes – CAPSI, que atende crianças e adolescentes com transtorno mental ou que sofrem pelo uso de álcool e outras drogas.

Rua Pandiá Calógeras, Jardim Jalisco. Telefone: (24) 3360-5520. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 17h;



- Hospital Municipal de Emergência – Emergência psiquiátrica – Psiquiatra 24 horas por dia.

Avenida Marcílio Dias, Jardim Jalisco. Telefone: (24) 3381-2080