Advertisement

Barra Mansa atinge meta na campanha de vacinação contra brucelose

Vacina é obrigatória e destinada a bezerras com idade entre três e oito meses
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, encerrou a segunda etapa de vacinação, realizada de julho a dezembro, cumprindo as metas estabelecidas pela pasta. Ao total, foram imunizadas neste período cerca de 830 fêmeas bovinas em 121 propriedades rurais, obtendo a maior quantia desde o início da campanha.
A brucelose é uma doença zoonose, ou seja, que passa do animal para o ser humano e é causada por uma bactéria (Brucella abortus) que ataca principalmente bovinos e bubalinos. Uma pessoa pode adquirir a doença através do contato com animais infectados, assim como a partir da ingestão de carne mal passada, leite contaminado e seus derivados. A brucelose pode causar infertilidade, artrite e outras complicações que podem levar à morte.
A doença também pode afetar a economia rural em relação à comercialização. O produtor que não vacinar seu rebanho corre risco de ter prejuízos sérios, podendo até perder poder de comercialização, sendo impedindo de vender o leite, a carne e o animal.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, o trabalho desenvolvido na secretaria foi fundamental para o sucesso da campanha. “Essa meta atingida é fruto do trabalho da nossa equipe. Temos trabalhado com muito afinco para atender os produtores das áreas rurais, não só com as vacinas de brucelose, mas também em preparação de estrada, buscando explorar a melhor produção”, concluiu o secretário.