Advertisement

Prefeitura de Barra Mansa certifica 142 alunos das Escolas Profissionalizantes



Secretaria de Assistência Social ofereceu formação em dez cursos diferentes



Fortalecendo o mercado de trabalho, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Assistência Social e Direitos Humanos, formou mais 142 alunos nas Escolas Profissionalizantes do município. São pessoas que, a partir de agora, estão aptas a trabalhar com Corte e Costura, Arte Culinária (Base em Gastronomia e Instrutor de Culinária), Manicure, Cabeleireiro, Pintura em Tecido, Bordado, Artesanato, Crochê e Tricô.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, a Ruthinha, do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, do vereador Gustavo Gomes, do comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, do coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, de representantes da Pasta e da Escola Profissionalizante, familiares e amigos dos formandos. As 16 alunas dos cursos de crochê e corte e costura desfilaram os modelos criados e produzidos por elas.

A secretária de Assistência Social Ruth Coutinho, pontuou como o conhecimento muda toda a sociedade. “Nós podemos fazer a diferença em nossa cidade, impactar e mudar a vida do próximo. Esse é o papel da Assistência Social, junto com os outros setores da Prefeitura de Barra Mansa. Mas nós precisamos procurar e sonhar com essa mudança. Parabéns aos alunos que não ficaram parados e geraram essa mudança, ajudando o desenvolvimento econômico do município”, comemorou Ruthinha.

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro lembrou de sua origem profissional e apontou como esse momento foi fundamental. “Temos que valorizar os cursos profissionalizantes. Eu sou cabeleireiro há 35 anos em Barra Mansa, vivi e sustentei minha família com esse trabalho que aprendi em um curso profissionalizante. Esse tipo de ensino não é algo para complementar renda, mas sim de sustento familiar. Nós temos que dar as mãos para transformar nosso trabalho em riqueza”, explicou o deputado.

Para uma das coordenadoras das Escolas Profissionalizantes Andreia dos Santos Cândido, os cursos ampliam a visão do aluno. “O verdadeiro sentido desse trabalho é recuperar o amor próprio. Nos cursos as pessoas aprendem a serem mais humanas e a entenderem a importância da união. Dentro do curso é mostrado que todo o trabalho é digno”, disse Andreia, que trabalha em conjunto com Odete Teixeira.

O aluno Daniel Luiz dos Santos, de 43 anos, fez o curso de Arte Culinária para Instrutor de Culinária e pretende abrir o seu próprio negócio com as irmãs que também passaram pela profissionalização no setor de gastronomia. “Eu trabalho no ramo e estou sempre em busca de conhecimento. O horário das aulas ajudou a eu adaptar trabalho e estudo. Percebo que aprendi muito, ganhando uma boa noção em panificação e massas. Agora eu pretendo abrir meu negócio e trabalhar por conta própria, junto com as minhas irmãs. Também pretendo passar o conhecimento que conquistei e ajudar outras pessoas”, comemorou Daniel.

Os cursos começaram junto com o calendário escolar e tiveram duração média de 12 meses. Novas turmas serão abertas no início do ano letivo, previsto para fevereiro. As aulas acontecem em igrejas, Cras e Associações de Moradores.