Advertisement

Cultura brasileira: artesanato, moda e música encantam o público, no Festival Tropicália


A Casa da Cultura voltou aos tempos do Tropicalismo, com a realização do Festival Tropicália, no último fim de semana. Com o objetivo de valorizar a cultura brasileira, o evento destacou as cores, a música, a identidade do país e encantou o público.
Os visitantes, entre moradores e turistas, foram recebidos em um vernissage com um coquetel e ao som de músicas que marcaram o movimento tropicalista, do fim dos anos 60. A exposição de artesanato contou com centenas de peças, produzidas pelas alunas do Curso de Artesanato da unidade e também do índio Arabutã, representante da tribo Coroa Vermelha, de Porto Seguro (Bahia).  
Após a vernissage, foi realizado o desfile de moda, com peças produzidas pelas professoras e alunas no curso de Corte e Costura da Casa da Cultura. Mais de 60 modelos subiram à passarela, entre crianças e com participação especial de membros do Centro de Convivência do Idoso de Itatiaia. Foram apresentados vários estilos como casual e tradicional e temáticas como a Tropicália. O Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, afirmou que foram momentos especiais de encantamento e emoção.
- Nossos alunos dos cursos de corte e costura nos presentearam com este show de bom gosto. O desfile, organizado pelas professoras Eloisa e Selma tiveram a oportunidade de ter seu trabalho conhecido e reconhecido pelo público. Participaram também de um desfile animado e gracioso as representantes da melhor idade e agradecemos demais a participação de cada um.  Para fechar a noite tivemos as peças da estilista Sidovânia Moraes, também com a participação de belas modelos. Foi uma noite especial, de verdadeira valorização da cultura, resultado do trabalho de uma equipe empenhada em fazer o melhor. 
Rafael acrescentou ainda que a exposição do artesanato apresentou resultados surpreendentes.
- Coordenado pela professora Maria Helena, a exposição mostrou que Itatiaia está percorrendo o caminho correto de pesquisa que busca qualidade, conteúdo em suas produções artísticas e o mais importante: a produção de peças que tenham identidade do nosso município.