Ação social visa à união entre o Poder Público e Sociedade Civil para mudar essa realidade no município

Mais um passo rumo à redução dos moradores em situação de rua foi dado em Barra Mansa. Na noite da última quarta-feira (18), foi apresentada a composição dos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal da População em Situação de Rua (Composir), na Ordem dos Advogados do Brasil de Barra Mansa (OAB-BM). O grupo foi composto por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil do município.

Representando o Poder Público, a diretoria é composta por membros das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Ordem Pública, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Educação e de Governo. Já a Sociedade Civil pelas entidades Amor Exigente, Lar de Jesus, Grupo Acolher, Pastoral de Rua e Pastoral da Sobriedade. 

De acordo com o coordenador do Composir, Leomar Gomes, Barra Mansa hoje conta com cerca de 70 pessoas que fazem parte do grupo de população em situação de rua e a composição do comitê permitirá um trabalho com maior engajamento nesta causa. “A prefeitura, através do Centro Pop, já realiza um trabalho de identificação, abordagem e o acompanhamento de muitos desses casos. Com a união de força, junto à Sociedade Civil, temos certeza que esse serviço será ainda mais eficaz”, explanou.

Leomar ainda falou que na ocasião foi apresentado o regimento interno do comitê, além de promover um momento de interação e de troca de experiência entre os membros. “A partir desse encontro norteamos o trabalho de acordo com o nosso regimento. Definimos que provisoriamente os atendimento serão realizados na Secretaria de Assistência Social. Apesar das dificuldades percebemos um engajamento para combater com mais afinco essa situação de sofrimento social. Isso demonstra um grande avanço para o município”, completou o coordenador.

Presentes na reunião estiveram a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, o conselheiro da OAB, Eduardo Linhares e o vereador Gustavo Gomes.