Advertisement

Inscrições abertas para vagas remanescentes do PAF




Produtores receberão retribuições financeiras ou em benfeitorias por conservação de matas em sua propriedade.



Está aberta uma nova oportunidade para proprietários rurais interessados em preservar suas florestas e receber pagamento pelos serviços ambientais, através do programa Produtores de Água e Floresta (PAF) – Sub-bacia do rio Sacra Família. O programa é desenvolvido há 10 anos pelo Comitê Guandu-RJ nos municípios de Rio Claro, Mendes, Paulo de Frontin e Vassouras e já resultou na conservação e preservação de mais de 4 mil hectares de Mata Atlântica. Só em Rio Claro/RJ, 64 produtores recebem cerca de 358 mil reais por ano do PAF, gerando ganhos ambientais e sociais. As oportunidades são para produtores de Mendes e Paulo de Frontin/RJ, que devem efetuar suas inscrições na secretaria de meio ambiente de seu município.

A área total a ser beneficiada nesta nova etapa do PAF Sacra Família, com execução da ONG Crescente Fértil, é de 424 hectares. Essas vagas são para a modalidade conservação, para aqueles produtores que têm matas em suas propriedades e desejam suporte do PAF para conservá-las. A seleção dos participantes será efetivada de acordo com a ordem das inscrições. A data limite é 20 de dezembro.

As localidades a serem beneficiadas são:

Em Mendes - Martins Costa, Morsing, Boa Esperança, Água Fria, Oscar Rudge, Santa Rosa e Santa Rita.

Em Paulo de Frontin - Morro Azul, Sacra Família, Graminha, Estrada de Palmas, Serra do Mar e RJ-121.

Inscrições nas secretarias municipais de Meio Ambiente de Mendes (2465-4796) e Paulo de Frontin (2463-1233). Informações no site www.comiteguandu.org.br



Sobre o PAF



O programa PRODUTORES DE ÁGUA E FLORESTA (PAF) completou 10 anos em 2019 e aplica o modelo provedor-recebedor, por meio de um sistema de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Desta forma, incentiva-se, mediante compensação financeira, os agentes que adotarem, contribuírem ou implementarem práticas para a proteção e recuperação dos recursos naturais e de mananciais, auxiliando o resgate do potencial de geração de serviços ecossistêmicos, provendo benefícios às bacias hidrográficas e à sociedade.

O PAF SUB-BACIA RIO SACRA FAMÍLIA tem execução e acompanhamento técnico da ONG Crescente Fértil, e objetiva proporcionar o aumento de cobertura florestal em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e demais áreas prioritárias, melhorando a qualidade e quantidade dos recursos hídricos, mediante ações de conservação e restauração florestal que geram compensação financeira aos proprietários rurais.

Para atingir seus objetivos as áreas contempladas pelo projeto abrangem duas modalidades de ações:

Conservação de Remanescentes Florestais: manutenção das áreas existentes de florestas nativas da Mata Atlântica, com sua valorização enquanto área geradora de benefícios socioambientais extra propriedade.

Restauração Florestal: recuperação e proteção de áreas de mananciais, nascentes, matas ciliares e outras áreas prioritárias promovendo a gradativa alteração da cobertura do solo, amenizando os processos erosivos e visando a recuperação da floresta nativa.

O PAF SUB-BACIA RIO SACRA FAMÍLIA contratará 1.000 hectares de conservação e 50 hectares de restauração florestal (25 hectares plantio total e 25 hectares condução de regeneração) em propriedades rurais situadas nos municípios de Paulo de Frontin, Mendes e Vassouras, nos limites da sub-bacia.