Advertisement

RESENDE TERÁ AÇÃO ESPECIAL CONTRA A SÍFILIS NESTE SÁBADO



Testes rápidos serão oferecidos pela Prefeitura para possível detecção da doença e encaminhamento de tratamento

Junto com a vacinação contra o sarampo e os exames preventivos da campanha do Outubro Rosa, o sábado em Resende também será marcado por uma ação importante pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis. O Serviço de Atenção Especializada (SAE) IST/HIV/Hepatites Virais, *vai promover uma campanha de testes rápidos para detecção da doença, na sede da própria unidade, Rua DR. João Maia, nº 42, Centro, no Posto do Estado*. 

Os testes rápidos serão oferecidos de 8 às 15 horas neste sábado, mas podem ser feitos semanalmente, às terças-feiras, de 8h30 às 11 horas, também na sede do SAE. A coordenação do órgão destaca que não há necessidade de encaminhamento ou solicitação médica para fazer o teste, bastando comparecer ao local com um documento com foto e o cartão do SUS. Fora isso, o SAE funciona normalmente de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16 horas, e atende no telefone 3354-6752. 


A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), considerada ainda um grave problema de saúde pública no país de uma forma geral. A transmissão da bactéria acontece acontece por meio de relações sexuais sem preservativos e, o mais grave, passa de mãe para filho durante a gravidez e o parto. Um dos maiores problemas é que muitas pessoas não apresentam sintomas e, por isso, não sabem que estão infectadas. Daí vem a importância do teste rápido. 


A Sífilis pode deixar graves sequelas nos recém-nascidos e causam complicações severas na fase avançada da doença.