Advertisement

Vereadores jovens votam proposituras para Barra Mansa


Uma das principais atividades do projeto Câmara Jovem foi realizada nesta quinta-feira

Os vereadores jovens eleitos para a edição deste ano do projeto Câmara Jovem, em Barra Mansa, tiveram a oportunidade de exercerem ativamente seus mandatos nesta quinta-feira, 12 de setembro. Eles votaram e aprovaram dezenove proposituras apresentadas pelos jovens parlamentares durante as atividades do projeto. Antes da realização da deliberativa, os jovens vereadores haviam apresentado suas propostas em uma sessão preparatória, que aconteceu na Fazenda da Posse, marco do município.

Após a apresentação e defesa de suas propostas, os vereadores jovens foram orientados na melhor maneira de formalizar suas sugestões para a melhoria de Barra Mansa. Desta formalização surgiram um projeto de lei e dezoito indicações que foram votadas na sessão desta quinta-feira. O próximo passo é o encontro com o presidente da câmara, vereador Paulo Afonso Sales Moreira, o Paulo Chuchu para apresentar as proposituras, que precisam ser votadas pelos vereadores eleitos. Os vereadores jovens também se encontrarão com o prefeito Rodrigo Drable para defendes suas sugestões e saber da viabilidade de implementação.

As propostas votadas e aprovadas pelos vereadores jovens abrangeram temas diversos, passando por Saúde, Educação, infraestrutura da cidade e das escolas, refletindo a preocupação de cada parlamentar sobre o município. A conscientização da sociedade, principalmente dos alunos da rede pública,  sobre preconceito, meio-ambiente, uso de drogas , alimentação saudável e até mesmo processo eleitoral foi assunto recorrente nas propostas apresentadas.

Um exemplo desta preocupação é a indicação nº010/2019, de autoria da vereadora jovem Maria Victória Santos Mendonça, que solicita a realização de palestras sobre temas relevantes para a juventude nas unidades escolares, pelo menos uma vez por ano. Maria Victória justificou sua proposta afirmando que foi vítima de preconceito e enxerga na conscientização dos jovens a saída para uma sociedade mais justa.

-Eu mesma já sofri situações de racismo. Assim como sofres quem não se encaixa no padrão estético ou possui alguma deficiência, por exemplo. Se houver conscientização dentro das escolas, estes casos vão diminuir e a sociedade vai ficar melhor – afirmou a vereadora jovem Maria Victória.

O projeto de lei aprovado pelos vereadores jovens também trata de conscientização, mas desta vez sobre as origens da cidade. De autoria da vereadora jovem Mila Sol Camargo, o projeto torna obrigatória a inclusão da história de Barra Mansa e de um circuito cultural na disciplina de História, ministrada na rede municipal de educação.