Advertisement

SMPPM participa de Capacitação “Mulheres com Deficiências: Elas Têm Voz!”, na EMERJ.


A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres participou, na última segunda-feira, dia 23, do evento “Mulheres com Deficiências: Elas Têm Voz!”. A capacitação foi realizada na EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
O encontro foi promovido pelos dois Fóruns Permanentes, com apoio do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), e contou com tradução simultânea em Libras.
De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Cavalari, a capacitação foi de extrema significância para a secretaria, visto a grande importância do assunto tratado, ao atendimento as mulheres com deficiência.
- É um tema pouco notabilizado. As mulheres deficientes que sofrem agressão, nas suas mais variadas formas, precisam de um atendimento diferenciado, portanto, a capacitação para situações como essas, é de extrema importância para a secretaria.
Na reunião, foram discutidos assuntos relacionados à agressão sofrida por mulheres surdas, mudas, cegas e como proceder nestes casos. Foi abordada a questão de como deve ser realizado esse acompanhamento, além disso, foi falado também de mulheres portadoras de Síndrome de Down.
- Em síntese, mulheres portadoras de toda e qualquer deficiência precisam ser cuidadas e tratadas com respeito, elas têm voz, qualquer tipo de agressão precisa ser contida, e com isso, estaremos preparadas para ajudá-las – concluiu a secretária.
Estiveram presentes na capacitação, a secretária Luciana Cavalari, a subsecretária Marise Carvalho, a orientadora jurídica Gisele Alves, a recepcionista Janaina Cândido, a psicóloga Marilene e a assistente social, Daiana.